Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ariston Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11215
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.
id RCAP_9bfaf4fecdb6e566372f4d79ac9b99c0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdoTPACKEducação digitalTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEnsino superiorODS::04:Educação de QualidadeO objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020Moreira, J. AntónioRepositório AbertoCardoso, Ariston Lima2022-12-31T01:30:18Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11215porCardoso, Ariston Lima (2020). Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil), Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Abertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.700097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)
title Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
spellingShingle Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
Cardoso, Ariston Lima
Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo
TPACK
Educação digital
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ensino superior
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
title_full Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
title_fullStr Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
title_full_unstemmed Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
title_sort Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
author Cardoso, Ariston Lima
author_facet Cardoso, Ariston Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, J. António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ariston Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo
TPACK
Educação digital
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ensino superior
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo
TPACK
Educação digital
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ensino superior
ODS::04:Educação de Qualidade
description O objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-12-31T01:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11215
url http://hdl.handle.net/10400.2/11215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Ariston Lima (2020). Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil), Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Aberta
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095463870464