Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11215 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos. |
id |
RCAP_9bfaf4fecdb6e566372f4d79ac9b99c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdoTPACKEducação digitalTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEnsino superiorODS::04:Educação de QualidadeO objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020Moreira, J. AntónioRepositório AbertoCardoso, Ariston Lima2022-12-31T01:30:18Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11215porCardoso, Ariston Lima (2020). Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil), Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Abertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.700097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) |
title |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) |
spellingShingle |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) Cardoso, Ariston Lima Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo TPACK Educação digital Tecnologias digitais de informação e comunicação Ensino superior ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) |
title_full |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) |
title_fullStr |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) |
title_full_unstemmed |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) |
title_sort |
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) |
author |
Cardoso, Ariston Lima |
author_facet |
Cardoso, Ariston Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, J. António Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ariston Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo TPACK Educação digital Tecnologias digitais de informação e comunicação Ensino superior ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo TPACK Educação digital Tecnologias digitais de informação e comunicação Ensino superior ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-12-31T01:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11215 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Ariston Lima (2020). Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil), Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Aberta |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135095463870464 |