O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Antoniel Borges
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Richit, Andriceli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40836
Resumo: Objetivo: identificar na literatura científica dos últimos 10 anos (2013-2022) as principais compreensões acerca do modelo TPACK em relação as tecnologias educacionais na formação de professores. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura (RSL) e, a coleta de dados deu-se em janeiro de 2023, via serviço de busca da Universidade de Lisboa, Portugal, direcionado a meta-base de dados EBSCO Discovery Service (EDS). Utilizou-se duas equações de busca, uma em língua portuguesa e a outra na língua inglesa. Resultados: inicialmente foram identificados 162 estudos, submetidos a análise de consenso de dois experts na área de tecnologias na educação e formação de professores, identificando 9 artigos em conformidade aos critérios de elegibilidade. Quanto a temporalidade das publicações, observou-se um único artigo publicado no ano de 2022, e a maior frequência de publicação foi no período de 2016 a 2022, com sete estudos e o período de 2012 a 2015 com duas publicações. Conclusão: Considerando o processo formativo do professor fortemente tensionado pela necessidade de adotar e integrar as tecnologias digitais nos mais diversos espaços de ensino e aprendizagem, este movimento mostrou-se muito acentuado pela crise pandêmica da COVID-19. A literatura científica analisada aponta para o modelo TPACK como um eixo de ensino que se apropria de conceitos sobre o uso de tecnologias educativas, estruturado sobre conhecimentos recentes no contexto da formação de professores, porém, com lacunas a serem respondidas em investigações futuras.
id UNIFEI_913139dade94774de51b160a90f147f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40836
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura The TPACK model in the context of teacher education: a systematic literature review El modelo TPACK en el contexto de la formación del profesorado: una revisión sistemática de la literaturaTPACKTechnology in EducationTeacher training.TPACKTecnología en EducaciónFormación de professores.TPACKTecnologia na EducaçãoFormação de professores. Objetivo: identificar na literatura científica dos últimos 10 anos (2013-2022) as principais compreensões acerca do modelo TPACK em relação as tecnologias educacionais na formação de professores. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura (RSL) e, a coleta de dados deu-se em janeiro de 2023, via serviço de busca da Universidade de Lisboa, Portugal, direcionado a meta-base de dados EBSCO Discovery Service (EDS). Utilizou-se duas equações de busca, uma em língua portuguesa e a outra na língua inglesa. Resultados: inicialmente foram identificados 162 estudos, submetidos a análise de consenso de dois experts na área de tecnologias na educação e formação de professores, identificando 9 artigos em conformidade aos critérios de elegibilidade. Quanto a temporalidade das publicações, observou-se um único artigo publicado no ano de 2022, e a maior frequência de publicação foi no período de 2016 a 2022, com sete estudos e o período de 2012 a 2015 com duas publicações. Conclusão: Considerando o processo formativo do professor fortemente tensionado pela necessidade de adotar e integrar as tecnologias digitais nos mais diversos espaços de ensino e aprendizagem, este movimento mostrou-se muito acentuado pela crise pandêmica da COVID-19. A literatura científica analisada aponta para o modelo TPACK como um eixo de ensino que se apropria de conceitos sobre o uso de tecnologias educativas, estruturado sobre conhecimentos recentes no contexto da formação de professores, porém, com lacunas a serem respondidas em investigações futuras.Objective: to identify in the scientific literature of the last 10 years (2013-2022), the main understandings about the TPACK model in relation to educational technologies in teacher training. Methodology: This is a systematic literature review, data collection took place in January 2023, via the University of Lisbon search service in Portugal, directed to the EBSCO Discovery Service (EDS) meta-database. Two search equations were used, one in Portuguese and the other in English. Results: initially 162 studies were identified, subjected to consensus analysis by two experts in the area of technologies in education and teacher training, identifying nine articles in accordance with the eligibility criteria. As for the temporality of the publications, we observed a single article published in the year 2022, the highest frequency of publication was in the period from 2016 to 2022 with seven studies and the period from 2012 to 2015 with two publications. Conclusion: Considering the teacher's formative process strongly tensioned by the need to adopt and integrate digital technologies in the most diverse teaching and learning spaces, all this greatly accentuated by the pandemic crisis of COVID-19. The scientific literature analyzed points to the TPACK model as a teaching axis that appropriates concepts about the use of educational technologies, structured on recent knowledge in the context of teacher training. However, with gaps to be answered in future investigations.Objetivo: identificar en la literatura científica de los últimos 10 años (2013-2022) las principales comprensiones sobre el modelo TPACK en relación con las tecnologías educativas en la formación del profesorado. Metodología: Se trata de una revisión sistemática de la literatura (SLR) y la recogida de datos tuvo lugar en enero de 2023, a través del servicio de búsqueda de la Universidad de Lisboa, Portugal, dirigido a la base de metadatos EBSCO Discovery Service (EDS). Se utilizaron dos ecuaciones de búsqueda, una en portugués y otra en inglés. Resultados: inicialmente se identificaron 162 estudios, sometidos a análisis consensuado por dos expertos en el área de tecnologías en educación y formación de profesores, identificándose 9 artículos de acuerdo con los criterios de elegibilidad. En cuanto a la temporalidad de las publicaciones, observamos un único artículo publicado en el año 2022, y la mayor frecuencia de publicación fue en el período de 2016 a 2022, con siete estudios y el período de 2012 a 2015 con dos publicaciones. Conclusión: Considerando el proceso formativo del profesor fuertemente tensionado por la necesidad de adoptar e integrar las tecnologías digitales en los más diversos espacios de enseñanza y aprendizaje, este movimiento se mostró muy acentuado por la crisis pandémica del COVID-19. La literatura científica analizada apunta al modelo TPACK como un eje didáctico que se apropia de conceptos sobre el uso de tecnologías educativas, estructurado sobre conocimientos recientes en el contexto de la formación docente, sin embargo, con lagunas a ser respondidas en futuras investigaciones.Research, Society and Development2023-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4083610.33448/rsd-v12i3.40836Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e29212340836Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e29212340836Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e292123408362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40836/33292Copyright (c) 2023 Antoniel Borges Gonçalves; Andriceli Richithttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Antoniel Borges Richit, Andriceli2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40836Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
The TPACK model in the context of teacher education: a systematic literature review
El modelo TPACK en el contexto de la formación del profesorado: una revisión sistemática de la literatura
title O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
Gonçalves, Antoniel Borges
TPACK
Technology in Education
Teacher training.
TPACK
Tecnología en Educación
Formación de professores.
TPACK
Tecnologia na Educação
Formação de professores.
title_short O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_full O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_sort O modelo TPACK no contexto da formação de professores: uma revisão sistemática de literatura
author Gonçalves, Antoniel Borges
author_facet Gonçalves, Antoniel Borges
Richit, Andriceli
author_role author
author2 Richit, Andriceli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Antoniel Borges
Richit, Andriceli
dc.subject.por.fl_str_mv TPACK
Technology in Education
Teacher training.
TPACK
Tecnología en Educación
Formación de professores.
TPACK
Tecnologia na Educação
Formação de professores.
topic TPACK
Technology in Education
Teacher training.
TPACK
Tecnología en Educación
Formación de professores.
TPACK
Tecnologia na Educação
Formação de professores.
description Objetivo: identificar na literatura científica dos últimos 10 anos (2013-2022) as principais compreensões acerca do modelo TPACK em relação as tecnologias educacionais na formação de professores. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura (RSL) e, a coleta de dados deu-se em janeiro de 2023, via serviço de busca da Universidade de Lisboa, Portugal, direcionado a meta-base de dados EBSCO Discovery Service (EDS). Utilizou-se duas equações de busca, uma em língua portuguesa e a outra na língua inglesa. Resultados: inicialmente foram identificados 162 estudos, submetidos a análise de consenso de dois experts na área de tecnologias na educação e formação de professores, identificando 9 artigos em conformidade aos critérios de elegibilidade. Quanto a temporalidade das publicações, observou-se um único artigo publicado no ano de 2022, e a maior frequência de publicação foi no período de 2016 a 2022, com sete estudos e o período de 2012 a 2015 com duas publicações. Conclusão: Considerando o processo formativo do professor fortemente tensionado pela necessidade de adotar e integrar as tecnologias digitais nos mais diversos espaços de ensino e aprendizagem, este movimento mostrou-se muito acentuado pela crise pandêmica da COVID-19. A literatura científica analisada aponta para o modelo TPACK como um eixo de ensino que se apropria de conceitos sobre o uso de tecnologias educativas, estruturado sobre conhecimentos recentes no contexto da formação de professores, porém, com lacunas a serem respondidas em investigações futuras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40836
10.33448/rsd-v12i3.40836
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40836
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40836/33292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Antoniel Borges Gonçalves; Andriceli Richit
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Antoniel Borges Gonçalves; Andriceli Richit
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e29212340836
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e29212340836
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e29212340836
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621133971456