Educação emocional e cognitiva como pilar da promoção e educação em saúde: scoping review
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81785 |
Resumo: | A educação emocional na escola funciona como estratégia de desenvolvimento para alunos e professores gerirem melhor as suas emoções. A educação cognitiva proporciona um contributo crucial para uma melhor compreensão do funcionamento do cérebro, tornando-se numa ferramenta muito útil para melhorar a qualidade e eficiência do processo ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar o ponto de vista de diferentes autores sobre a importância da educação emocional e da estimulação cognitiva para a promoção da saúde. Seguiu-se uma metodologia qualitativa e como técnica de recolha de dados procedeu-se a pesquisa bibliográfica, utilizando as palavras-chave Educação Emocional, Educação Cognitiva e Promoção da Saúde. A pesquisa foi feita em várias bases de dados, nomeadamente de revistas científicas, repositórios de universidades, sites específicos para o tema e plataformas de investigadores. Posteriormente procedeu-se a uma Scoping Review orientada pelos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Após a seleção, constituiu-se um corpus de análise, composto por trinta estudos. Dos estudos encontrados aferiu-se ser fundamental o envolvimento dos alunos na aquisição e retenção do conhecimento, assim como a adoção de estratégias que especifiquem claramente a importância e o desígnio da aprendizagem, proporcionando às crianças o desenvolvimento de competências emocionais e cognitivas, nomeadamente a utilização de uma comunicação assertiva, um ambiente de sala de aula tranquilo, com luminosidade, temperatura e decoração adequadas ao bem-estar. A adoção de hábitos saudáveis como a alimentação, as artes e a prática de atividade física, beneficiam um bem-estar físico, emocional e mental. Concluiu-se que a educação emocional e cognitiva constitui um poderoso instrumento na promoção da saúde, no desenvolvimento de autonomia, no autocontrolo e na qualidade de vida da criança e respetiva comunidade. |
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Educação emocional e cognitiva como pilar da promoção e educação em saúde: scoping reviewEmotional and cognitive education as a pillar of health promotion and education: a scoping reviewEducação emocionalEducação cognitivaPromoção da saúdeEmotional educationCognitive educationHealth promotionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeEducação de qualidadeA educação emocional na escola funciona como estratégia de desenvolvimento para alunos e professores gerirem melhor as suas emoções. A educação cognitiva proporciona um contributo crucial para uma melhor compreensão do funcionamento do cérebro, tornando-se numa ferramenta muito útil para melhorar a qualidade e eficiência do processo ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar o ponto de vista de diferentes autores sobre a importância da educação emocional e da estimulação cognitiva para a promoção da saúde. Seguiu-se uma metodologia qualitativa e como técnica de recolha de dados procedeu-se a pesquisa bibliográfica, utilizando as palavras-chave Educação Emocional, Educação Cognitiva e Promoção da Saúde. A pesquisa foi feita em várias bases de dados, nomeadamente de revistas científicas, repositórios de universidades, sites específicos para o tema e plataformas de investigadores. Posteriormente procedeu-se a uma Scoping Review orientada pelos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Após a seleção, constituiu-se um corpus de análise, composto por trinta estudos. Dos estudos encontrados aferiu-se ser fundamental o envolvimento dos alunos na aquisição e retenção do conhecimento, assim como a adoção de estratégias que especifiquem claramente a importância e o desígnio da aprendizagem, proporcionando às crianças o desenvolvimento de competências emocionais e cognitivas, nomeadamente a utilização de uma comunicação assertiva, um ambiente de sala de aula tranquilo, com luminosidade, temperatura e decoração adequadas ao bem-estar. A adoção de hábitos saudáveis como a alimentação, as artes e a prática de atividade física, beneficiam um bem-estar físico, emocional e mental. Concluiu-se que a educação emocional e cognitiva constitui um poderoso instrumento na promoção da saúde, no desenvolvimento de autonomia, no autocontrolo e na qualidade de vida da criança e respetiva comunidade.Emotional education at school works as a development strategy for students and teachers to better manage their emotions. Cognitive education provides a crucial contribution to a better understanding of brain functioning, becoming a very useful tool to improve the quality and efficiency of the teaching-learning process.The general objective of this work was to analyse the point of view of different authors on the importance of emotional education and cognitive stimulation for health promotion. A qualitative methodology was followed and asa data collection technique a bibliographic research was carried out, using the keywords Emotional Education, Cognitive Education and HealthPromotion. The search was conducted in several databases, namely scientific journals, university repositories, specific websites for the topic and researchers’ platforms. Subsequently, aScoping Review was conducted based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. Two independent reviewers analysed the relevance of the articles, extracted and synthesised the data. After the selection, a corpus of analysis was composed of thirty studies. From the studies found, we concluded that the students’ involvement in knowledge acquisition and retention is essential, as well as the adoption of strategies that clearly specify the importance and purpose of learning, providing children with the development of emotional and cognitive skills, namely the use of assertive communication, a quiet classroom environment, with adequate light, temperature and decoration for well-being. The adoption of healthy habits such as food, arts and physical activity benefits physical, emotional and mental well-being. It was concluded that emotional and cognitive education is a powerful tool for health promotion, development of autonomy, self-control and quality of life for children and their communities.Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoPinto, RosaAnastácio, ZéliaMartins, Paula Cristina2022-07-162022-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81785porPinto, R. M., Caçador Anastácio, Z., & Martins, P. C. (2022). Educaçao emocional e cognitiva como pilar da promoçao e educaçao em saúde: Scoping review. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 377–392. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.23660214-987710.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2366https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:26.265269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A educação emocional na escola funciona como estratégia de desenvolvimento para alunos e professores gerirem melhor as suas emoções. A educação cognitiva proporciona um contributo crucial para uma melhor compreensão do funcionamento do cérebro, tornando-se numa ferramenta muito útil para melhorar a qualidade e eficiência do processo ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar o ponto de vista de diferentes autores sobre a importância da educação emocional e da estimulação cognitiva para a promoção da saúde. Seguiu-se uma metodologia qualitativa e como técnica de recolha de dados procedeu-se a pesquisa bibliográfica, utilizando as palavras-chave Educação Emocional, Educação Cognitiva e Promoção da Saúde. A pesquisa foi feita em várias bases de dados, nomeadamente de revistas científicas, repositórios de universidades, sites específicos para o tema e plataformas de investigadores. Posteriormente procedeu-se a uma Scoping Review orientada pelos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Após a seleção, constituiu-se um corpus de análise, composto por trinta estudos. Dos estudos encontrados aferiu-se ser fundamental o envolvimento dos alunos na aquisição e retenção do conhecimento, assim como a adoção de estratégias que especifiquem claramente a importância e o desígnio da aprendizagem, proporcionando às crianças o desenvolvimento de competências emocionais e cognitivas, nomeadamente a utilização de uma comunicação assertiva, um ambiente de sala de aula tranquilo, com luminosidade, temperatura e decoração adequadas ao bem-estar. A adoção de hábitos saudáveis como a alimentação, as artes e a prática de atividade física, beneficiam um bem-estar físico, emocional e mental. Concluiu-se que a educação emocional e cognitiva constitui um poderoso instrumento na promoção da saúde, no desenvolvimento de autonomia, no autocontrolo e na qualidade de vida da criança e respetiva comunidade. |
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Pinto, R. M., Caçador Anastácio, Z., & Martins, P. C. (2022). Educaçao emocional e cognitiva como pilar da promoçao e educaçao em saúde: Scoping review. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 377–392. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2366 0214-9877 10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2366 https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2366 |
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