Impacto do estilo de liderança na satisfação no trabalho dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8706
Resumo: As organizações são compostas por pessoas e são essas pessoas que fazem das organizações aquilo que elas são. Snell e Bohlander (2010) chegaram à conclusão que a satisfação no trabalho contribui significativamente para o sucesso organizacional, pelo que é muito importante estabelecer um ambiente de trabalho próximo do ideal. O principal objetivo deste trabalho é perceber em que medida o estilo de liderança pode, ou não, influenciar a satisfação no trabalho dos colaboradores. Para isso, foi escolhida uma empresa de prestação de cuidados de saúde, que serviu como estudo de caso. Foi elaborada uma fundamentação teórica como base do trabalho, que teve como objetivo introduzir o tema e fazer um apanhado do “estado da arte” relativamente aos temas da Liderança e Satisfação no Trabalho, procurando ainda encontrar estudos que se debruçaram sobre a relação entre os mesmos, de forma a encontrar uma base teórica que suporte o presente estudo. De forma a avaliar o estilo de liderança presente na organização, foi aplicada a Escala de Avaliação de Estilo Gerencial (EAEG), desenvolvida por Melo (2004) e, para avaliação da satisfação no trabalho, foi utilizada a Escala Geral de Satisfação no Trabalho (EGST), desenvolvida por Warr, Cook e Wall (1979). A amostra do estudo consiste em 51 sujeitos, correspondendo a 58% do total de trabalhadores da empresa em estudo. Relativamente a resultados, foi possível comprovar que as dimensões de Liderança Relacional e de Tarefa têm um impacto significativo na satisfação no trabalho dos colaboradores, sendo que a Relacional é a que apresenta uma maior relação. Para além disto, foi possível comprovar que os trabalhadores se apresentam, no geral, satisfeitos no trabalho. Relativamente ao impacto que os fatores sociodemográficos possam ter na satisfação, não foi possível comprovar esta relação, provavelmente devido a limitações da amostra.
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