Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6877 |
Resumo: | O presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentados as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde dificuldades a novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na e com a escola. Por fim, a segunda parte, enquadrará a área do estudo científico. Portanto, após todo o trabalho realizado, procura-se desenvolver um conjunto de competências profissionais que tornem os estagiários capazes de refletir e responder aos desafios e exigências profissionais futuras. Ainda, procurar-se-á que este relatório de estágio seja o retrato do que o ano de estágio representou e seja capaz de refletir sobre todas as práticas, pois como refere Almeida (2001;3) o professor deverá ser “reflexivo”. Pretende-se assim com este documento comprovar a importância de todo o percurso académico e tudo o que nele desenvolvi e o quanto evoluí enquanto futura docente, mas também enquanto pessoa. Tal como refere (Roldão; Cit. Por Roldão 2007: 95), o conceito de ensinar “ainda hoje atravessada por uma tensão profunda entre o «professar e o saber» e o «fazer os outros se apropriarem de um saber» ou «fazer aprender alguma coisa a alguém»”. |
id |
RCAP_9c0e16a7460c2ef8b3cbf29078b7f684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?Educação físicaAvaliação sumativaEstágios pedagógicosO presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentados as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde dificuldades a novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na e com a escola. Por fim, a segunda parte, enquadrará a área do estudo científico. Portanto, após todo o trabalho realizado, procura-se desenvolver um conjunto de competências profissionais que tornem os estagiários capazes de refletir e responder aos desafios e exigências profissionais futuras. Ainda, procurar-se-á que este relatório de estágio seja o retrato do que o ano de estágio representou e seja capaz de refletir sobre todas as práticas, pois como refere Almeida (2001;3) o professor deverá ser “reflexivo”. Pretende-se assim com este documento comprovar a importância de todo o percurso académico e tudo o que nele desenvolvi e o quanto evoluí enquanto futura docente, mas também enquanto pessoa. Tal como refere (Roldão; Cit. Por Roldão 2007: 95), o conceito de ensinar “ainda hoje atravessada por uma tensão profunda entre o «professar e o saber» e o «fazer os outros se apropriarem de um saber» ou «fazer aprender alguma coisa a alguém»”.2016-11-21T11:24:34Z2016-11-21T00:00:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6877porSoares, Joana Catarina Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:15.038773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
title |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
spellingShingle |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? Soares, Joana Catarina Pinto Educação física Avaliação sumativa Estágios pedagógicos |
title_short |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
title_full |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
title_fullStr |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
title_full_unstemmed |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
title_sort |
Educação Física sem avaliação sumativa: será possível? |
author |
Soares, Joana Catarina Pinto |
author_facet |
Soares, Joana Catarina Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Joana Catarina Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Avaliação sumativa Estágios pedagógicos |
topic |
Educação física Avaliação sumativa Estágios pedagógicos |
description |
O presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentados as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde dificuldades a novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na e com a escola. Por fim, a segunda parte, enquadrará a área do estudo científico. Portanto, após todo o trabalho realizado, procura-se desenvolver um conjunto de competências profissionais que tornem os estagiários capazes de refletir e responder aos desafios e exigências profissionais futuras. Ainda, procurar-se-á que este relatório de estágio seja o retrato do que o ano de estágio representou e seja capaz de refletir sobre todas as práticas, pois como refere Almeida (2001;3) o professor deverá ser “reflexivo”. Pretende-se assim com este documento comprovar a importância de todo o percurso académico e tudo o que nele desenvolvi e o quanto evoluí enquanto futura docente, mas também enquanto pessoa. Tal como refere (Roldão; Cit. Por Roldão 2007: 95), o conceito de ensinar “ainda hoje atravessada por uma tensão profunda entre o «professar e o saber» e o «fazer os outros se apropriarem de um saber» ou «fazer aprender alguma coisa a alguém»”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21T11:24:34Z 2016-11-21T00:00:00Z 2016-11-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6877 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137161159639040 |