Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana Catarina Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6877
Resumo: O presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentados as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde dificuldades a novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na e com a escola. Por fim, a segunda parte, enquadrará a área do estudo científico. Portanto, após todo o trabalho realizado, procura-se desenvolver um conjunto de competências profissionais que tornem os estagiários capazes de refletir e responder aos desafios e exigências profissionais futuras. Ainda, procurar-se-á que este relatório de estágio seja o retrato do que o ano de estágio representou e seja capaz de refletir sobre todas as práticas, pois como refere Almeida (2001;3) o professor deverá ser “reflexivo”. Pretende-se assim com este documento comprovar a importância de todo o percurso académico e tudo o que nele desenvolvi e o quanto evoluí enquanto futura docente, mas também enquanto pessoa. Tal como refere (Roldão; Cit. Por Roldão 2007: 95), o conceito de ensinar “ainda hoje atravessada por uma tensão profunda entre o «professar e o saber» e o «fazer os outros se apropriarem de um saber» ou «fazer aprender alguma coisa a alguém»”.
id RCAP_9c0e16a7460c2ef8b3cbf29078b7f684
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?Educação físicaAvaliação sumativaEstágios pedagógicosO presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentados as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde dificuldades a novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na e com a escola. Por fim, a segunda parte, enquadrará a área do estudo científico. Portanto, após todo o trabalho realizado, procura-se desenvolver um conjunto de competências profissionais que tornem os estagiários capazes de refletir e responder aos desafios e exigências profissionais futuras. Ainda, procurar-se-á que este relatório de estágio seja o retrato do que o ano de estágio representou e seja capaz de refletir sobre todas as práticas, pois como refere Almeida (2001;3) o professor deverá ser “reflexivo”. Pretende-se assim com este documento comprovar a importância de todo o percurso académico e tudo o que nele desenvolvi e o quanto evoluí enquanto futura docente, mas também enquanto pessoa. Tal como refere (Roldão; Cit. Por Roldão 2007: 95), o conceito de ensinar “ainda hoje atravessada por uma tensão profunda entre o «professar e o saber» e o «fazer os outros se apropriarem de um saber» ou «fazer aprender alguma coisa a alguém»”.2016-11-21T11:24:34Z2016-11-21T00:00:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6877porSoares, Joana Catarina Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:15.038773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
title Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
spellingShingle Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
Soares, Joana Catarina Pinto
Educação física
Avaliação sumativa
Estágios pedagógicos
title_short Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
title_full Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
title_fullStr Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
title_full_unstemmed Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
title_sort Educação Física sem avaliação sumativa: será possível?
author Soares, Joana Catarina Pinto
author_facet Soares, Joana Catarina Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Joana Catarina Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Avaliação sumativa
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Avaliação sumativa
Estágios pedagógicos
description O presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentados as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde dificuldades a novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na e com a escola. Por fim, a segunda parte, enquadrará a área do estudo científico. Portanto, após todo o trabalho realizado, procura-se desenvolver um conjunto de competências profissionais que tornem os estagiários capazes de refletir e responder aos desafios e exigências profissionais futuras. Ainda, procurar-se-á que este relatório de estágio seja o retrato do que o ano de estágio representou e seja capaz de refletir sobre todas as práticas, pois como refere Almeida (2001;3) o professor deverá ser “reflexivo”. Pretende-se assim com este documento comprovar a importância de todo o percurso académico e tudo o que nele desenvolvi e o quanto evoluí enquanto futura docente, mas também enquanto pessoa. Tal como refere (Roldão; Cit. Por Roldão 2007: 95), o conceito de ensinar “ainda hoje atravessada por uma tensão profunda entre o «professar e o saber» e o «fazer os outros se apropriarem de um saber» ou «fazer aprender alguma coisa a alguém»”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21T11:24:34Z
2016-11-21T00:00:00Z
2016-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6877
url http://hdl.handle.net/10348/6877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161159639040