Catolicismo e Integralismo como lugares de produção do conhecimento histórico entre o Brasil e Portugal em começos do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4214 |
Resumo: | Em nossas colocações neste Colóquio procuraremos destacar alguns aspectos das condições de produção do conhecimento e da escrita da história em nossa atualidade, objetivando mostrar como mudanças de perspectivas de abordagens podem trazer novas contribuições à historiografia. Nossa intenção é ampliar as reflexões dos que concordam que vivemos hoje num mundo de reconhecida indeterminação em matéria científica, o que nos leva a considerar que não se pode mais limitar as interpretações a uma situação em que nos colocamos em posição de transcendência diante do outro.Vivemos, perceptivelmente, um momento frutífero de novas possibilidades do ofício do historiador que tem resultado na ampliação do conhecimento e a escrita da história.Essa ampliação é fecunda na medida em que permite as diversas formas de visibilidade e dizibilidade das interpretações históricas num clima de respeitabilidade e ética científica.Trata-se de reconhecer que podemos identificar um momento de estabilidade dos discursos historiográficos e de percepção de uma nova postura científica; um momento de revisão das pretensões de verdade; um momento de entrada numa nova posição em que escutar vale tanto quanto participar do sistema de difundir conhecimento. Nesse sentido, a dimensão ética passa a ter grande relevância no campo da produção do conhecimento e da escrita da história. E, os historiadores situados nessa dimensão têm demonstrado que não estão preocupados apenas em se relacionar com seu objeto e fontes, mas em justificar seu lugar social e institucional, procurando reconhecer que a verdade é verdade historicamente reconhecida pelos seus pares num dado momento e lugar. Trataremos, enfim, de despertar algumas reflexões com o objetivo de indicarmos avanços no sentido de uma democratização na legitimação do conhecimento histórico. |
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Catolicismo e Integralismo como lugares de produção do conhecimento histórico entre o Brasil e Portugal em começos do século XXRELIGIÃOCATOLICISMOMISSIONAÇÃOCRISTIANISMORELIGIÃO CATÓLICAHISTÓRIA DO CRISTIANISMOHISTÓRIA DAS RELIGIÕESBRASILPORTUGALRELIGIONCATHOLICISMBRAZILMISSIONARY WORKCHRISTIANISMCATHOLIC RELIGIONHISTORY OF CHRISTIANITYHISTORY OF RELIGIONSPORTUGALEm nossas colocações neste Colóquio procuraremos destacar alguns aspectos das condições de produção do conhecimento e da escrita da história em nossa atualidade, objetivando mostrar como mudanças de perspectivas de abordagens podem trazer novas contribuições à historiografia. Nossa intenção é ampliar as reflexões dos que concordam que vivemos hoje num mundo de reconhecida indeterminação em matéria científica, o que nos leva a considerar que não se pode mais limitar as interpretações a uma situação em que nos colocamos em posição de transcendência diante do outro.Vivemos, perceptivelmente, um momento frutífero de novas possibilidades do ofício do historiador que tem resultado na ampliação do conhecimento e a escrita da história.Essa ampliação é fecunda na medida em que permite as diversas formas de visibilidade e dizibilidade das interpretações históricas num clima de respeitabilidade e ética científica.Trata-se de reconhecer que podemos identificar um momento de estabilidade dos discursos historiográficos e de percepção de uma nova postura científica; um momento de revisão das pretensões de verdade; um momento de entrada numa nova posição em que escutar vale tanto quanto participar do sistema de difundir conhecimento. Nesse sentido, a dimensão ética passa a ter grande relevância no campo da produção do conhecimento e da escrita da história. E, os historiadores situados nessa dimensão têm demonstrado que não estão preocupados apenas em se relacionar com seu objeto e fontes, mas em justificar seu lugar social e institucional, procurando reconhecer que a verdade é verdade historicamente reconhecida pelos seus pares num dado momento e lugar. Trataremos, enfim, de despertar algumas reflexões com o objetivo de indicarmos avanços no sentido de uma democratização na legitimação do conhecimento histórico.In our ranks in this Colóquio we will look for to detach some aspects of the conditions of production of the knowledge and the writing of history in our present time, being objectified to show as changes of perspectives of boardings can bring new contributions to the historiografia. Our intention is to extend the reflections of that they agree that we live today in a world of recognized undetermination in scientific substance, what in takes them to consider that if cannot more limit the interpretations to a situation where in we ahead place them in position of transcendência of the other. We live, perceivably, a fruitful moment of new possibilities of the craft of the historian who has resulted in the magnifying of the knowledge and the writing of history. This magnifying is fruitful in the measure where it allows to the diverse forms of visibility and dizibilidade of the historical interpretations in a respeitabilidade climate and scientific ethics. It is treated to recognize that we can identify a moment of stability of the historiográficos speeches and perception of a new scientific position; a moment of revision of the truth pretensions; a moment of entrance in a new position where to listen to valley in such a way how much participate of the system to spread out knowledge. In this direction, the ethical dimension starts to have great relevance in the field of the production of the knowledge and the writing of history. The situated E, historians in this dimension have demonstrated that they are not worried only in if relating with its object and sources, but in justifying its social and institucional place, looking for to recognize that the truth is historically recognized truth for its pairs in data moment and place. We will treat, at last, of awaking some reflections with the objective to indicate the advances in the direction of a democratization in the legitimation of the historical knowledge.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-19T07:00:24Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4214por1646-1630Silva, Giselda Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:49.441506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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