Os animais de companhia e o seu impacto no mercado pet em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Zélia Maria Anselmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8205
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
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spelling Os animais de companhia e o seu impacto no mercado pet em PortugalAnimais de companhiaRelação dono-animalComportamento do consumidorHumanizaçãoMercado petCompanion animalsOwner-animal relationshipConsumer behaviorHumanizationPet marketDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.A relação entre as pessoas e os animais de companhia tem vindo a evoluir ao longo dos tempos. Assim, paralelamente às mudanças socioeconómicas, assistimos, atualmente, a uma alteração na relação entre as pessoas e os animais, a qual é, cada vez mais, pautada por um maior afeto e humanização. Os objetivos desta investigação são, conhecer o perfil dos donos de cães e gatos; caraterizar a relação dono-animal; identificar os fatores de comportamento e decisão de compra e conhecer qual o segmento de maior importância e onde os donos mais gastam. Assim, pretendemos realizar uma análise aos fatores socioeconómicos dos donos de animais de companhia e à forma como a sua relação com os seus animais influencia o crescimento do mercado pet (animal de estimação) em Portugal. Com base no crescimento económico deste setor, no país, achamos pertinente o estudo deste tema, disponibilizando assim, informação importante para todos os intervenientes no mercado pet. A investigação realizada, de cariz quantitativo, foi concretizada através de um inquérito por questionário (Apêndice A) online, a nível nacional, e contou com 1380 participantes. A amostra foi constituída maioritariamente por donos de animais, 88,4% (n=1220), a maioria do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 40 e 50 anos, com grau académico superior. Na revisão da literatura fez-se uma abordagem ao enquadramento legal dos animais de companhia, à relação e benefícios da relação homem-animal, à humanização dada ao animal com a oferta existente no mercado e aos fatores que levaram ao comportamento e à decisão de compra dos donos neste segmento de mercado. Dos resultados obtidos, concluímos que: 1. os donos dos animais, independentemente do género, tendem a ter animais principalmente entre os 18 e os 39 anos, verificando-se um ligeiro decréscimo com a idade; 2. quanto maior for o agregado familiar, maior é a tendência para terem mais animais; 3. a relação dono animal, avaliada pela variável da importância dos animais em tempo de isolamento, foi uma mais-valia para os donos destes; 4. os donos ainda preferem fazer as compras em lojas físicas, onde o reconhecimento pesa mais na hora de escolher do que o preço, ou seja, que o bem-estar e saúde dos seus animais é o mais importante; o número de animais de companhia continua a aumentar nos lares portugueses e que, nos últimos dois anos, foram os gatos os prediletos, invertendo, pela primeira vez, a sua posição em relação ao cão.The relationship between people and pets has evolved over time. Thus, in parallel with socioeconomic changes, we are currently witnessing a change in the relationship between people and animals, which is increasingly guided by greater affection and humanization. The objectives of this investigation are, to know the profile of the owners of dogs and cats; characterize the owner-animal relationship; identify the factors of behavior and purchase decision and know which segment is most important and where the owners spend the most. For these reasons, we intend to carry out an analysis of the socioeconomic factors of pet owners and the way in which their relationship with their animals influences the growth of the pet market in Portugal. Based on the economic growth of this sector in the country, we believe that the study of this topic is relevant, thus providing important information for all those involved in the pet market. The research, of a quantitative nature, was carried out through an online questionnaire survey (Appendix A), at national level, and had 1380 participants. The sample consisted mainly of animal owners, 88.4% (n=1220), most of them female, aged between 40 and 50 years, with a higher academic degree. In the literature review, an approach was made in accordance with the legal framework of companion animals, the relationship and benefits of the human-animal relationship, the humanization given to the animal with the existing offer on the market and the factors that led to the behavior and purchase decision in this market segment. From the results obtained, we conclude that: 1. the owners of animals, regardless of gender, tend to have animals mainly between 18 and 39 years old, with a slight decrease with age; 2. the larger the household, the greater the tendency to have more animals; 3. the owner-animal relationship, evaluated by the variable of the importance of animals in isolation, was an asset for their owners; 4. owners still prefer to shop in physical stores, where recognition matters more when choosing than price, that is, the well-being and health of their animals is the most important thing; the number of companion animals continues to increase in Portuguese homes and that, in the last two years, cats were the favorites, reversing, for the first time, its position in relation to the dog.Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque SantosNunes, Sara Monteiro Morgado DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTorres, Zélia Maria Anselmo2022-12-12T15:38:18Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8205TID:203119550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:31Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:36.554660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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