Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937 |
Summary: | Mente, cérebro e educação (também designado por neurociência educacional ou neuroeducação) trata-se de um novo campo científico que tem suscitado um interesse crescente por parte de profissionais de educação, psicólogos e neurocientistas. O estudo da aprendizagem une inevitavelmente a investigação neurocientífica às práticas educativas, mas de acordo com a literatura recente, ainda são inúmeros os problemas que impedem o sucesso desta nova abordagem transdisciplinar. As interpretações erróneas que se concebem a partir dos estudos das neurociências têm sido uma das principais barreiras. Prover caráter neurocientífico à pesquisa e prática educacional torna-se cada vez mais premente, pelo que é necessário colocar em diálogo a comunidade neurocientífica e a comunidade educativa de forma a implementar projetos colaborativos para se estabelecer um enquadramento teórico e metodológico capaz de testar as melhores práticas pedagógicas. Este artigo procura relançar a discussão sobre a fusão da educação e neurociências, propondo algumas ideias para que cientistas e professores possam substituir a metáfora da “ponte” por um caminho que sustente “mente, cérebro e educação” como um campo científico distinto. |
id |
RCAP_9c23b27264f4c28d686928144037495b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansãoMente, cérebro e educação (também designado por neurociência educacional ou neuroeducação) trata-se de um novo campo científico que tem suscitado um interesse crescente por parte de profissionais de educação, psicólogos e neurocientistas. O estudo da aprendizagem une inevitavelmente a investigação neurocientífica às práticas educativas, mas de acordo com a literatura recente, ainda são inúmeros os problemas que impedem o sucesso desta nova abordagem transdisciplinar. As interpretações erróneas que se concebem a partir dos estudos das neurociências têm sido uma das principais barreiras. Prover caráter neurocientífico à pesquisa e prática educacional torna-se cada vez mais premente, pelo que é necessário colocar em diálogo a comunidade neurocientífica e a comunidade educativa de forma a implementar projetos colaborativos para se estabelecer um enquadramento teórico e metodológico capaz de testar as melhores práticas pedagógicas. Este artigo procura relançar a discussão sobre a fusão da educação e neurociências, propondo algumas ideias para que cientistas e professores possam substituir a metáfora da “ponte” por um caminho que sustente “mente, cérebro e educação” como um campo científico distinto.Universidade Católica Portuguesa2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937Povos e Culturas; n. 18 (2014): O cérebro: o que a ciência nos diz!; 39-460873-592110.34632/povoseculturas.2014.n18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937/8804Direitos de Autor (c) 2014 Joana Rodrigues Ratohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRato, Joana Rodrigues2022-09-22T16:25:57Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:44.885817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
title |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
spellingShingle |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão Rato, Joana Rodrigues |
title_short |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
title_full |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
title_fullStr |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
title_full_unstemmed |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
title_sort |
Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão |
author |
Rato, Joana Rodrigues |
author_facet |
Rato, Joana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rato, Joana Rodrigues |
description |
Mente, cérebro e educação (também designado por neurociência educacional ou neuroeducação) trata-se de um novo campo científico que tem suscitado um interesse crescente por parte de profissionais de educação, psicólogos e neurocientistas. O estudo da aprendizagem une inevitavelmente a investigação neurocientífica às práticas educativas, mas de acordo com a literatura recente, ainda são inúmeros os problemas que impedem o sucesso desta nova abordagem transdisciplinar. As interpretações erróneas que se concebem a partir dos estudos das neurociências têm sido uma das principais barreiras. Prover caráter neurocientífico à pesquisa e prática educacional torna-se cada vez mais premente, pelo que é necessário colocar em diálogo a comunidade neurocientífica e a comunidade educativa de forma a implementar projetos colaborativos para se estabelecer um enquadramento teórico e metodológico capaz de testar as melhores práticas pedagógicas. Este artigo procura relançar a discussão sobre a fusão da educação e neurociências, propondo algumas ideias para que cientistas e professores possam substituir a metáfora da “ponte” por um caminho que sustente “mente, cérebro e educação” como um campo científico distinto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937 |
url |
https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937 https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937 https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937/8804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2014 Joana Rodrigues Rato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2014 Joana Rodrigues Rato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Povos e Culturas; n. 18 (2014): O cérebro: o que a ciência nos diz!; 39-46 0873-5921 10.34632/povoseculturas.2014.n18 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130463805112320 |