Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão

Bibliographic Details
Main Author: Rato, Joana Rodrigues
Publication Date: 2014
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937
Summary: Mente, cérebro e educação (também designado por neurociência educacional ou neuroeducação) trata-se de um novo campo científico que tem suscitado um interesse crescente por parte de profissionais de educação, psicólogos e neurocientistas. O estudo da aprendizagem une inevitavelmente a investigação neurocientífica às práticas educativas, mas de acordo com a literatura recente, ainda são inúmeros os problemas que impedem o sucesso desta nova abordagem transdisciplinar. As interpretações erróneas que se concebem a partir dos estudos das neurociências têm sido uma das principais barreiras. Prover caráter neurocientífico à pesquisa e prática educacional torna-se cada vez mais premente, pelo que é necessário colocar em diálogo a comunidade neurocientífica e a comunidade educativa de forma a implementar projetos colaborativos para se estabelecer um enquadramento teórico e metodológico capaz de testar as melhores práticas pedagógicas. Este artigo procura relançar a discussão sobre a fusão da educação e neurociências, propondo algumas ideias para que cientistas e professores possam substituir a metáfora da “ponte” por um caminho que sustente “mente, cérebro e educação” como um campo científico distinto.
id RCAP_9c23b27264f4c28d686928144037495b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansãoMente, cérebro e educação (também designado por neurociência educacional ou neuroeducação) trata-se de um novo campo científico que tem suscitado um interesse crescente por parte de profissionais de educação, psicólogos e neurocientistas. O estudo da aprendizagem une inevitavelmente a investigação neurocientífica às práticas educativas, mas de acordo com a literatura recente, ainda são inúmeros os problemas que impedem o sucesso desta nova abordagem transdisciplinar. As interpretações erróneas que se concebem a partir dos estudos das neurociências têm sido uma das principais barreiras. Prover caráter neurocientífico à pesquisa e prática educacional torna-se cada vez mais premente, pelo que é necessário colocar em diálogo a comunidade neurocientífica e a comunidade educativa de forma a implementar projetos colaborativos para se estabelecer um enquadramento teórico e metodológico capaz de testar as melhores práticas pedagógicas. Este artigo procura relançar a discussão sobre a fusão da educação e neurociências, propondo algumas ideias para que cientistas e professores possam substituir a metáfora da “ponte” por um caminho que sustente “mente, cérebro e educação” como um campo científico distinto.Universidade Católica Portuguesa2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937Povos e Culturas; n. 18 (2014): O cérebro: o que a ciência nos diz!; 39-460873-592110.34632/povoseculturas.2014.n18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937/8804Direitos de Autor (c) 2014 Joana Rodrigues Ratohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRato, Joana Rodrigues2022-09-22T16:25:57Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:44.885817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
title Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
spellingShingle Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
Rato, Joana Rodrigues
title_short Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
title_full Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
title_fullStr Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
title_full_unstemmed Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
title_sort Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão
author Rato, Joana Rodrigues
author_facet Rato, Joana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Joana Rodrigues
description Mente, cérebro e educação (também designado por neurociência educacional ou neuroeducação) trata-se de um novo campo científico que tem suscitado um interesse crescente por parte de profissionais de educação, psicólogos e neurocientistas. O estudo da aprendizagem une inevitavelmente a investigação neurocientífica às práticas educativas, mas de acordo com a literatura recente, ainda são inúmeros os problemas que impedem o sucesso desta nova abordagem transdisciplinar. As interpretações erróneas que se concebem a partir dos estudos das neurociências têm sido uma das principais barreiras. Prover caráter neurocientífico à pesquisa e prática educacional torna-se cada vez mais premente, pelo que é necessário colocar em diálogo a comunidade neurocientífica e a comunidade educativa de forma a implementar projetos colaborativos para se estabelecer um enquadramento teórico e metodológico capaz de testar as melhores práticas pedagógicas. Este artigo procura relançar a discussão sobre a fusão da educação e neurociências, propondo algumas ideias para que cientistas e professores possam substituir a metáfora da “ponte” por um caminho que sustente “mente, cérebro e educação” como um campo científico distinto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937
url https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937
https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937
https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8937/8804
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Joana Rodrigues Rato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Joana Rodrigues Rato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Povos e Culturas; n. 18 (2014): O cérebro: o que a ciência nos diz!; 39-46
0873-5921
10.34632/povoseculturas.2014.n18
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130463805112320