O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21063 |
Resumo: | Esta dissertação analisa as trajetórias individuais de carreira de um conjunto de dez jovens que frequentaram o ensino articulado de música, no Conservatório de Música e Artes do Dão, no segundo e terceiro ciclos, entre os anos 2007 e 2015. Através das entrevistas, de carácter biográfico, foi possível construir dez "retratos sociológicos", onde se analisaram os percursos dos antigos alunos, os tempos e os momentos da formação profissional, as desilusões e os sucessos, a importância da família, a influência dos professores e da escola do ensino articulado de música como um dos momentos cruciais de socialização destes jovens alunos. Nos seus discursos, os jovens destacam a qualidade de ensino do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), tendo este sido a sua "rampa de lançamento" para o "mundo das artes" da música. Aqueles que seguiram uma profissão artística mencionam a importância das atividades desenvolvidas no Conservatório para o enriquecimento dos seus interesses artísticos, despertando e desenvolvendo a sua criatividade. Por fim, os jovens que deixaram de lado a sua formação artística salientam a importância das ferramentas adquiridas durante a sua formação no ensino articulado de música, não só ao nível artístico, como também ao nível cognitivo e enquanto meio de socialização. Foi possível concluir que, independentemente da área profissional que estes jovens escolheram seguir, o ensino articulado de música teve um impacto positivo na sua trajetória de carreira académica e pessoal. |
id |
RCAP_9c254be363da75eb76699e46c8c6d412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunosTrajetória individual de carreiraBiografia -- BiographyMúsicaFormação musicalEnsino articulado de músicaConservatórioIndividual career pathMusicMusical educationArticulated teaching of musicConservatoryEsta dissertação analisa as trajetórias individuais de carreira de um conjunto de dez jovens que frequentaram o ensino articulado de música, no Conservatório de Música e Artes do Dão, no segundo e terceiro ciclos, entre os anos 2007 e 2015. Através das entrevistas, de carácter biográfico, foi possível construir dez "retratos sociológicos", onde se analisaram os percursos dos antigos alunos, os tempos e os momentos da formação profissional, as desilusões e os sucessos, a importância da família, a influência dos professores e da escola do ensino articulado de música como um dos momentos cruciais de socialização destes jovens alunos. Nos seus discursos, os jovens destacam a qualidade de ensino do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), tendo este sido a sua "rampa de lançamento" para o "mundo das artes" da música. Aqueles que seguiram uma profissão artística mencionam a importância das atividades desenvolvidas no Conservatório para o enriquecimento dos seus interesses artísticos, despertando e desenvolvendo a sua criatividade. Por fim, os jovens que deixaram de lado a sua formação artística salientam a importância das ferramentas adquiridas durante a sua formação no ensino articulado de música, não só ao nível artístico, como também ao nível cognitivo e enquanto meio de socialização. Foi possível concluir que, independentemente da área profissional que estes jovens escolheram seguir, o ensino articulado de música teve um impacto positivo na sua trajetória de carreira académica e pessoal.This thesis analyzes the individual career paths of a group of ten young students who attended the articulated teaching of music at the Conservatório de Música e Artes do Dão (Conservatory of Music and Arts of Dão), between the years 2007 and 2015. Through the interviews, of a biographical nature, it was possible to construct ten "sociological portraits", where the career paths trajectories of the former students were analyzed, the times and moments of professional formation, the disappointments and successes, the importance of the family, the influence of the teachers and the school of the articulated teaching of music, as one of the crucial moments of socialization for these young students. In their speeches, the young students emphasized the quality of teaching at the Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), which was their "beginning of the path" in the "art world" of music. Those who followed the artistic profession mention the importance of the activities developed at the Conservatory to enrich their artistic interests, awakening and developing their creativity. Finally, the young students who left their artistic training aside mention the importance of the tools acquired during their training in the articulated teaching of music, not only at the artistic level, but also at the cognitive and socialization level. It was possible to conclude that regardless of the professional domain they chose to pursue, the articulated teaching of music had a positive impact on their academic and personal trajectory of career.2021-01-04T13:01:32Z2020-11-17T00:00:00Z2020-11-172020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21063TID:202556000porCosta, Ana Salomé Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:23.829569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
title |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
spellingShingle |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos Costa, Ana Salomé Rodrigues da Trajetória individual de carreira Biografia -- Biography Música Formação musical Ensino articulado de música Conservatório Individual career path Music Musical education Articulated teaching of music Conservatory |
title_short |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
title_full |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
title_fullStr |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
title_full_unstemmed |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
title_sort |
O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos |
author |
Costa, Ana Salomé Rodrigues da |
author_facet |
Costa, Ana Salomé Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Salomé Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória individual de carreira Biografia -- Biography Música Formação musical Ensino articulado de música Conservatório Individual career path Music Musical education Articulated teaching of music Conservatory |
topic |
Trajetória individual de carreira Biografia -- Biography Música Formação musical Ensino articulado de música Conservatório Individual career path Music Musical education Articulated teaching of music Conservatory |
description |
Esta dissertação analisa as trajetórias individuais de carreira de um conjunto de dez jovens que frequentaram o ensino articulado de música, no Conservatório de Música e Artes do Dão, no segundo e terceiro ciclos, entre os anos 2007 e 2015. Através das entrevistas, de carácter biográfico, foi possível construir dez "retratos sociológicos", onde se analisaram os percursos dos antigos alunos, os tempos e os momentos da formação profissional, as desilusões e os sucessos, a importância da família, a influência dos professores e da escola do ensino articulado de música como um dos momentos cruciais de socialização destes jovens alunos. Nos seus discursos, os jovens destacam a qualidade de ensino do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), tendo este sido a sua "rampa de lançamento" para o "mundo das artes" da música. Aqueles que seguiram uma profissão artística mencionam a importância das atividades desenvolvidas no Conservatório para o enriquecimento dos seus interesses artísticos, despertando e desenvolvendo a sua criatividade. Por fim, os jovens que deixaram de lado a sua formação artística salientam a importância das ferramentas adquiridas durante a sua formação no ensino articulado de música, não só ao nível artístico, como também ao nível cognitivo e enquanto meio de socialização. Foi possível concluir que, independentemente da área profissional que estes jovens escolheram seguir, o ensino articulado de música teve um impacto positivo na sua trajetória de carreira académica e pessoal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17T00:00:00Z 2020-11-17 2020-11 2021-01-04T13:01:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21063 TID:202556000 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21063 |
identifier_str_mv |
TID:202556000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134875562803200 |