iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5159 |
Resumo: | A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal. |
id |
RCAP_9c41a070bedce59ee195e61034c4cdff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)MOOCiMOOCEducação abertaModelo pedagógicoA introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.The emergence of a massive open online education brought about a new set of challenging possibilities to widen the access to a quality education. However, most MOOCs currently on offer are not designed to foster and support quality collaborative learning experiences that meet the quality requirements of a formal institutional environment. In this article we present the iMOOC pedagogical model developed at the Portuguese Open University (UAb.pt). We demonstrate how a synthesis of a connectivist approach and a more structured approach allows to bridge the gap between massive, non-formal learning opportunities and formal higher education.Educom – Associação Portuguesa de Telemática EducativaRepositório AbertoTeixeira, AntónioMota, JoséMorgado, LinaSpilker, Maria João2016-04-12T16:18:32Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5159porTeixeira, António [et al.] - iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs). "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 8, nº 1 (jan.-jun. 2015), p. 4-121646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:53.838567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
title |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
spellingShingle |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) Teixeira, António MOOC iMOOC Educação aberta Modelo pedagógico |
title_short |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
title_full |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
title_fullStr |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
title_full_unstemmed |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
title_sort |
iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs) |
author |
Teixeira, António |
author_facet |
Teixeira, António Mota, José Morgado, Lina Spilker, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Mota, José Morgado, Lina Spilker, Maria João |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, António Mota, José Morgado, Lina Spilker, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOC iMOOC Educação aberta Modelo pedagógico |
topic |
MOOC iMOOC Educação aberta Modelo pedagógico |
description |
A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06 2015-06-01T00:00:00Z 2016-04-12T16:18:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/5159 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/5159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, António [et al.] - iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs). "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 8, nº 1 (jan.-jun. 2015), p. 4-12 1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135031471374336 |