iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, António
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mota, José, Morgado, Lina, Spilker, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5159
Resumo: A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.
id RCAP_9c41a070bedce59ee195e61034c4cdff
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)MOOCiMOOCEducação abertaModelo pedagógicoA introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.The emergence of a massive open online education brought about a new set of challenging possibilities to widen the access to a quality education. However, most MOOCs currently on offer are not designed to foster and support quality collaborative learning experiences that meet the quality requirements of a formal institutional environment. In this article we present the iMOOC pedagogical model developed at the Portuguese Open University (UAb.pt). We demonstrate how a synthesis of a connectivist approach and a more structured approach allows to bridge the gap between massive, non-formal learning opportunities and formal higher education.Educom – Associação Portuguesa de Telemática EducativaRepositório AbertoTeixeira, AntónioMota, JoséMorgado, LinaSpilker, Maria João2016-04-12T16:18:32Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5159porTeixeira, António [et al.] - iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs). "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 8, nº 1 (jan.-jun. 2015), p. 4-121646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:53.838567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
title iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
spellingShingle iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
Teixeira, António
MOOC
iMOOC
Educação aberta
Modelo pedagógico
title_short iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
title_full iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
title_fullStr iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
title_full_unstemmed iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
title_sort iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)
author Teixeira, António
author_facet Teixeira, António
Mota, José
Morgado, Lina
Spilker, Maria João
author_role author
author2 Mota, José
Morgado, Lina
Spilker, Maria João
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, António
Mota, José
Morgado, Lina
Spilker, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv MOOC
iMOOC
Educação aberta
Modelo pedagógico
topic MOOC
iMOOC
Educação aberta
Modelo pedagógico
description A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
2016-04-12T16:18:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5159
url http://hdl.handle.net/10400.2/5159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, António [et al.] - iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs). "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 8, nº 1 (jan.-jun. 2015), p. 4-12
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa
publisher.none.fl_str_mv Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135031471374336