MOOC na formação profissional docente : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Filipe Duarte da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7243
Resumo: Os cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações.
id RCAP_905a4e8b45b0ef77802a95848ff7707e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MOOC na formação profissional docente : estudo de casoMOOCsTecnologia da informação e comunicaçãoEnsino a distânciaFormação de professoresEducação tecnológica3º cicloMOOCOnlineDistance education courseTechnological educationiMOOCsMOOCCiências Sociais:Ciências da EducaçãoOs cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações.The MOOC courses, as massive and online courses, has come presenting an impact in the education for benefit of a formation and knowledge update. They can present different typology according to their principles: cMOOC (based on the connectivist principle), xMOOC (based on Behaviorist principle) and the hybrids (based on the socio constructivist principle). The subject of tecnological education its a subject that promote a tecnological culture around the learning about techniques, technology and art. The technology must not be confused as being only an information and communication technology, its related with society, politics, economy, environment and it must not be negleted from ethics. In education, the subject promote and develops in the students, the learning of technological culture around projects and products, that should not be reduced to manual work. This subject allows the flow and develop of imagination, skills and attitudes, in students, on the various domains of technology and techniques. The technologies of communication and information are a tool that must be at the service of the technological education teachers for the formation and learning, one demand that regardless of the reasons, should not be left to drift, in what the MOOC modality can contribute. This study aimed to analyze the contribution of the MOOC courses in the formation of educational and technological teachers. The sample of this study was made through questionnaires applied in a iMOOC course (The technological education in the third cycle: Practices and challenges nowadays), through Universidade Aberta, from the Ecolearning european project and from the formation center of Laranjeiras high school. The results lead to the conclusion that the MOOC courses, specifically the hybrid sMOOC/iMOOC modality, contributes for the knowledge formation and update of the educational and technological teachers from the third cycle and also for those that are interested about Technology in general. At the end of the study some recommendations for future research are presented.Teixeira, AntónioRepositório AbertoSilva, Sérgio Filipe Duarte da2018-03-23T13:38:30Z2018-01-262018-04-232018-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7243TID:201899230porSilva, Sérgio Filipe Duarte da - MOOC na formação profissional docente [Em linha]: estudo de caso. [S.l.]: [s.n.], 2017. 201 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:34.161118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
title MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
spellingShingle MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
Silva, Sérgio Filipe Duarte da
MOOCs
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino a distância
Formação de professores
Educação tecnológica
3º ciclo
MOOC
Online
Distance education course
Technological education
iMOOC
sMOOC
Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
title_full MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
title_fullStr MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
title_full_unstemmed MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
title_sort MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
author Silva, Sérgio Filipe Duarte da
author_facet Silva, Sérgio Filipe Duarte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Filipe Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv MOOCs
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino a distância
Formação de professores
Educação tecnológica
3º ciclo
MOOC
Online
Distance education course
Technological education
iMOOC
sMOOC
Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic MOOCs
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino a distância
Formação de professores
Educação tecnológica
3º ciclo
MOOC
Online
Distance education course
Technological education
iMOOC
sMOOC
Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Os cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23T13:38:30Z
2018-01-26
2018-04-23
2018-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7243
TID:201899230
url http://hdl.handle.net/10400.2/7243
identifier_str_mv TID:201899230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Sérgio Filipe Duarte da - MOOC na formação profissional docente [Em linha]: estudo de caso. [S.l.]: [s.n.], 2017. 201 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551270945226752