MOOC na formação profissional docente : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7243 |
Resumo: | Os cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações. |
id |
RCAP_905a4e8b45b0ef77802a95848ff7707e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MOOC na formação profissional docente : estudo de casoMOOCsTecnologia da informação e comunicaçãoEnsino a distânciaFormação de professoresEducação tecnológica3º cicloMOOCOnlineDistance education courseTechnological educationiMOOCsMOOCCiências Sociais:Ciências da EducaçãoOs cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações.The MOOC courses, as massive and online courses, has come presenting an impact in the education for benefit of a formation and knowledge update. They can present different typology according to their principles: cMOOC (based on the connectivist principle), xMOOC (based on Behaviorist principle) and the hybrids (based on the socio constructivist principle). The subject of tecnological education its a subject that promote a tecnological culture around the learning about techniques, technology and art. The technology must not be confused as being only an information and communication technology, its related with society, politics, economy, environment and it must not be negleted from ethics. In education, the subject promote and develops in the students, the learning of technological culture around projects and products, that should not be reduced to manual work. This subject allows the flow and develop of imagination, skills and attitudes, in students, on the various domains of technology and techniques. The technologies of communication and information are a tool that must be at the service of the technological education teachers for the formation and learning, one demand that regardless of the reasons, should not be left to drift, in what the MOOC modality can contribute. This study aimed to analyze the contribution of the MOOC courses in the formation of educational and technological teachers. The sample of this study was made through questionnaires applied in a iMOOC course (The technological education in the third cycle: Practices and challenges nowadays), through Universidade Aberta, from the Ecolearning european project and from the formation center of Laranjeiras high school. The results lead to the conclusion that the MOOC courses, specifically the hybrid sMOOC/iMOOC modality, contributes for the knowledge formation and update of the educational and technological teachers from the third cycle and also for those that are interested about Technology in general. At the end of the study some recommendations for future research are presented.Teixeira, AntónioRepositório AbertoSilva, Sérgio Filipe Duarte da2018-03-23T13:38:30Z2018-01-262018-04-232018-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7243TID:201899230porSilva, Sérgio Filipe Duarte da - MOOC na formação profissional docente [Em linha]: estudo de caso. [S.l.]: [s.n.], 2017. 201 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:34.161118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
title |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
spellingShingle |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso Silva, Sérgio Filipe Duarte da MOOCs Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Formação de professores Educação tecnológica 3º ciclo MOOC Online Distance education course Technological education iMOOC sMOOC Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
title_full |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
title_fullStr |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
title_sort |
MOOC na formação profissional docente : estudo de caso |
author |
Silva, Sérgio Filipe Duarte da |
author_facet |
Silva, Sérgio Filipe Duarte da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, António Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Filipe Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOCs Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Formação de professores Educação tecnológica 3º ciclo MOOC Online Distance education course Technological education iMOOC sMOOC Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
MOOCs Tecnologia da informação e comunicação Ensino a distância Formação de professores Educação tecnológica 3º ciclo MOOC Online Distance education course Technological education iMOOC sMOOC Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
Os cursos MOOC, enquanto cursos massivos e online, têm vindo a apresentar um impacto na educação em prol de uma formação e atualização de conhecimentos. Podem apresentar diferentes tipologias conforme os seus princípios: cMOOC (baseado no princípio conectivista), xMOOC (baseado na pedagogia behaviorista) e os híbridos (baseado no princípio sócio construtivismo). A disciplina de educação tecnológica é uma disciplina promotora de uma cultura tecnológica, em torno de uma aprendizagem sobre as técnicas, tecnologia e arte. A tecnologia não deve ser confundida como se fosse unicamente a tecnologia da informação e da comunicação e está relacionada com a sociedade, política, economia e o ambiente e não deve ser descurada de uma ética. Na educação, a disciplina promove e desenvolve, nos alunos, a aprendizagem da uma cultura tecnológica em torno de projetos e/ou produtos, que não devem ser reduzidos a trabalhos manuais. Esta disciplina permite fluir e desenvolver a imaginação, competências e atitudes nos alunos, nos variados domínios da tecnologia e das técnicas. As tecnologias da informação e da comunicação são uma ferramenta que deve estar ao serviço da aprendizagem e a formação de professores de educação tecnológica uma exigência que nunca deve ser deixada à deriva, independentemente dos motivos, em que a modalidade MOOC pode ser um contributo na sua formação. Este estudo tem o objetivo em analisar o contributo dos cursos MOOC na formação de professores de educação tecnológica. A amostra deste estudo foi realizada através de questionários aplicados a um curso iMOOC (A Educação Tecnológica no 3º ciclo: Práticas e desafios da atualidade), junto da Universidade Aberta, do projeto europeu EcoLearning e do Centro de Formação da Escola Secundária das Laranjeiras. Os resultados levam a concluir que os curso MOOC, especificamente a modalidade híbrida sMOOC/iMOOC, contribuíram para a formação e atualização de conhecimentos dos professores de educação tecnológica, no 3º ciclo, e dos interessados pela tecnologia em geral. No final do estudo são apresentadas recomendações para futuras investigações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23T13:38:30Z 2018-01-26 2018-04-23 2018-01-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7243 TID:201899230 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7243 |
identifier_str_mv |
TID:201899230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Filipe Duarte da - MOOC na formação profissional docente [Em linha]: estudo de caso. [S.l.]: [s.n.], 2017. 201 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551270945226752 |