Design e arquitetura escolares : currículo oculto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47489 |
Resumo: | A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar. |
id |
RCAP_9c500aaff8d1e0008daad0c47d9b57f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47489 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design e arquitetura escolares : currículo ocultoDesignArquiteturaEscolaCurrículo OcultoDesignArchitectureSchoolUnknown CurriculumA educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.[Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas]Repositório ComumPaiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo2023-10-24T13:55:58Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-26T02:16:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:36.194401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
title |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
spellingShingle |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo Design Arquitetura Escola Currículo Oculto Design Architecture School Unknown Curriculum |
title_short |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
title_full |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
title_fullStr |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
title_full_unstemmed |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
title_sort |
Design e arquitetura escolares : currículo oculto |
author |
Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo |
author_facet |
Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Arquitetura Escola Currículo Oculto Design Architecture School Unknown Curriculum |
topic |
Design Arquitetura Escola Currículo Oculto Design Architecture School Unknown Curriculum |
description |
A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2023-10-24T13:55:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47489 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas] |
publisher.none.fl_str_mv |
[Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133657235980288 |