Design e arquitetura escolares : currículo oculto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47489
Resumo: A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.
id RCAP_9c500aaff8d1e0008daad0c47d9b57f6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design e arquitetura escolares : currículo ocultoDesignArquiteturaEscolaCurrículo OcultoDesignArchitectureSchoolUnknown CurriculumA educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.[Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas]Repositório ComumPaiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo2023-10-24T13:55:58Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-26T02:16:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:36.194401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design e arquitetura escolares : currículo oculto
title Design e arquitetura escolares : currículo oculto
spellingShingle Design e arquitetura escolares : currículo oculto
Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
Design
Arquitetura
Escola
Currículo Oculto
Design
Architecture
School
Unknown Curriculum
title_short Design e arquitetura escolares : currículo oculto
title_full Design e arquitetura escolares : currículo oculto
title_fullStr Design e arquitetura escolares : currículo oculto
title_full_unstemmed Design e arquitetura escolares : currículo oculto
title_sort Design e arquitetura escolares : currículo oculto
author Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
author_facet Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Arquitetura
Escola
Currículo Oculto
Design
Architecture
School
Unknown Curriculum
topic Design
Arquitetura
Escola
Currículo Oculto
Design
Architecture
School
Unknown Curriculum
description A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-10-24T13:55:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47489
url http://hdl.handle.net/10400.26/47489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas]
publisher.none.fl_str_mv [Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133657235980288