Design e arquitetura escolares : currículo oculto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, B.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6206
Resumo: A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legitima enquanto entidade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estética e funcional e inaugurando novas perspetivas didáticas decorrentes da fusão entre utilizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refletir sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estéticas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – participando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.
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