Neuropolítica associada ao desenvolvimento dos cartazes eleitorais em período de campanha eleitoral – Caso das eleições legislativas portuguesas de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Rita Carvalho da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6628
Resumo: A importância de analisar as campanhas eleitorais e os mecanismos de conquista do apoio eleitoral conduziu-nos ao estudo da relevância das emoções. A presente dissertação incide sobre a comunicação política adotada pelos partidos políticos representados na Assembleia da República em 2015, num contexto em que a profissionalização da política e da comunicação exige um olhar mais amplo sobre os fenómenos eleitorais. A importância de estudarmos o cérebro humano, a dicotomia razão/emoção e as bases da neuropolítica constitui o eixo central da presente dissertação, sendo que recorremos aos cartazes eleitorais das legislativas de 2015 para verificar o recurso a estas técnicas por parte dos partidos políticos. A estrutura do presente trabalho assenta na necessidade de recorrermos à perspetiva comparada e à análise de conteúdo de modo a testarmos um conjunto de hipóteses de investigação relacionadas com o recurso às técnicas da neuropolítica.
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