Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Filipe José Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86093
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_9c7290513d83d3bf27258672238b0ad4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da InygonBusiness process management applied to gaming event management – Inygon’s case studyProcessos de negócioBusiness Process ManagementGestão de eventosEsportsBPMNBusiness ProcessBusiness Process ManagementEvent ManagementEsportsBPMNDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO mercado do entretenimento tem sofrido bastantes alterações com as inovações tecnológicas dos últimos anos, em especial, na área dos videojogos. A evolução dos serviços de internet, permitiu conectar jogadores de todos os cantos do mundo eliminando as barreiras que impediam a prática competitiva dos videojogos. Em conjunto com desenvolvimento de serviços de streaming, também consequência da melhoria dos serviços de internet, tornou possível a transmissão destas competições possível, introduzindo os esports ao publico mainstream. Hoje em dia o mercado dos videojogos é maior que o da música e cinema juntos mostrando que o futuro do entretenimento estará virado para esta nova área. Com o crescimento do mercado, aparecem novas empresas e serviços relacionados, sendo a Inygon uma dessas empresas, focando-se unicamente no mercado de esports. O aumento da procura repentina forçou o crescimento acelerado da startup, surgindo a necessidade de aumentar a equipa sem estrutura ou diretrizes definidas, que veio a dificultar diretamente a capacidade de prestação de serviços.Será, precisamente, sobre este último ponto que este trabalho irá focar, tentando implementar metodologias de gestão de processos, mais especificamente a Business Process Management, de forma a melhorar o processo de gestão dos eventos realizados pela empresa. Os processos inerentes à realização de eventos foram mapeados utilizando a linguagem de modelação BPMN, sendo inicialmente feito um levantamento dos processos “AS IS” e posterior redesenho dos processos “TO BE”, onde foram sugeridos KPIs que permitem a monotorização dos processos com o intuito de aumentar o lucro, reduzir o tempo de montagem, melhorar a comunicação e o planeamento, permitindo um crescimento sustentável e eficaz da empresa, acompanhando o crescimento do mercado.The entertainment market has suffered several changes resulting of the technological innovations that occurred over the past years, specially, in the area of videogames. The internet services evolution allowed players from all over the world to connect, removing the barriers that stopped competitive gaming. Coupled with the development of streaming services, as a consequence of the improvement in internet services, competitions broadcasting was a reality and introduced esports to the mainstream audience.Nowadays the videogame market is bigger than music and cinema combined, showing that the future of entertainment favors this new immerging area. With the growth of the market, new services and companies started surfacing, Inygon being one of them, focusing exclusively on the esports market. The sudden increase in demand forced the spontaneous growth of the startup, which in turn required an increase in the staff without the proper structure or defined guidelines, causing direct hardships to the ability to provide services.It will be precisely on this last topic that this paper will focus, trying to implement business process methodologies, more specifically, Business Process Modeling, as a way to improve Inygon’s event management. The inherent processes related to the events were mapped according to the modulation language BPMN, with an initial mapping of the existing processes “AS IS” and later redesign of the “TO BE” processes, where KPIs were suggested in order to allow the process monitoring with the intention of increasing profits, reduce the build time and improve communication and planning, allowing an effective and sustainable company growth while keeping up with the market.2018-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86093http://hdl.handle.net/10316/86093TID:202203603porBorges, Filipe José Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:04:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:19.291283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
Business process management applied to gaming event management – Inygon’s case study
title Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
spellingShingle Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
Borges, Filipe José Pinto
Processos de negócio
Business Process Management
Gestão de eventos
Esports
BPMN
Business Process
Business Process Management
Event Management
Esports
BPMN
title_short Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
title_full Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
title_fullStr Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
title_full_unstemmed Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
title_sort Gestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygon
author Borges, Filipe José Pinto
author_facet Borges, Filipe José Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Filipe José Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de negócio
Business Process Management
Gestão de eventos
Esports
BPMN
Business Process
Business Process Management
Event Management
Esports
BPMN
topic Processos de negócio
Business Process Management
Gestão de eventos
Esports
BPMN
Business Process
Business Process Management
Event Management
Esports
BPMN
description Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86093
http://hdl.handle.net/10316/86093
TID:202203603
url http://hdl.handle.net/10316/86093
identifier_str_mv TID:202203603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133964698386432