A surdez na multideficiência: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Cátia Sofia Tomé
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8873
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo, observar a eficácia de uma intervenção que envolve a implementação de algumas metodologias/estratégias na realização de atividades programadas e desenvolvidas no contexto escolar, na valência de Terapia da Fala. A intervenção visou a promoção de competências comunicativas, linguísticas e de fala de uma aluna inserida na problemática dos alunos com incapacidade no domínio sensorial, por apresentarem surdez e limitações motoras e cognitivas associadas. Desta realidade surgiu o tema deste trabalho, cuja pertinência se deve não só, à necessidade emergente de aprofundar conhecimentos teóricos relativos às temáticas da surdez e da multideficiência em geral, como também de descrever as principais características, nomeadamente as limitações da aluna, de forma a comprovar não só a necessidade de recursos humanos adequados à especificidade da problemática apresentada, como também de implementar metodologias/estratégias diferenciadas que favorecem o desenvolvimento de competências diversas. Procedeu-se a um estudo de caso único, intrínseco e instrumental de uma aluna, que frequenta o 5º ano de escolaridade, com medidas educativas previstas pelo Decreto-Lei 3/2008. Do estudo consta, a descrição do contexto educativo e da aluna. Para tal, foi necessário recorrer à realização de uma entrevista semiestruturada dirigida à Encarregada de Educação e à análise de fontes documentais constantes do processo educativo da aluna. Os resultados da avaliação final refletem a eficácia do plano de intervenção, dada a promoção de competências nos vários domínios, em articulação estrita e direta com docentes de Educação Especial, formadores e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
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