Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moncóvio, Susana Maria Simões
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Araújo, Agostinho
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/20204
Resumo: A Academia Portuense de Belas Artes admitiu a sua primeira Aluna em 1882. De 1842 a 1887, a imprensa e os Catálogos das Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes registam a participação de 75 senhoras e seus trabalhos, algumas com professor ou professora. Este estudo tem como objectivo caracterizar essa actividade artística particular e a relação com o modelo educativo vigente. A sua identificação foi efectuada através dos Assentos Paroquiais e atingiu 75% das participantes. A análise evidenciou a sua origem social nos estratos médio e alto da Burguesia portuense, com idade superior a 10 anos, solteiras e casadas. O declínio dos trabalhos de Bordados nas Exposições coincide com o ascendente do Desenho e da Pintura na Educação feminina. A Escultura em cera aparece em continuidade com a tradição. De modo geral, o Desenho está associado a cópias de estampas, pelo gesso, ou a Cursos didácticos. Na Pintura de miniatura distingue-se D. Francisca de Almeida Furtado. Nas obras originais de Pintura a óleo vence o género de Natureza-morta, alguns retratos e um auto-retrato. A associação do nível elementar de Desenho, ou da Pintura, com a Música, torna consistente a hipótese de as participantes nas Exposições Trienais representarem o modelo de Educação para o sexo feminino da Burguesia portuense. Apenas as filhas criadas nas Belas Artes atingem uma autonomia artística no escasso mercado das Artes do Porto.
id RCAP_9c73c2135b6b46e845adcd96c195acbc
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19Ensino artístico - Porto (Portugal) - HistóriaMulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19A Academia Portuense de Belas Artes admitiu a sua primeira Aluna em 1882. De 1842 a 1887, a imprensa e os Catálogos das Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes registam a participação de 75 senhoras e seus trabalhos, algumas com professor ou professora. Este estudo tem como objectivo caracterizar essa actividade artística particular e a relação com o modelo educativo vigente. A sua identificação foi efectuada através dos Assentos Paroquiais e atingiu 75% das participantes. A análise evidenciou a sua origem social nos estratos médio e alto da Burguesia portuense, com idade superior a 10 anos, solteiras e casadas. O declínio dos trabalhos de Bordados nas Exposições coincide com o ascendente do Desenho e da Pintura na Educação feminina. A Escultura em cera aparece em continuidade com a tradição. De modo geral, o Desenho está associado a cópias de estampas, pelo gesso, ou a Cursos didácticos. Na Pintura de miniatura distingue-se D. Francisca de Almeida Furtado. Nas obras originais de Pintura a óleo vence o género de Natureza-morta, alguns retratos e um auto-retrato. A associação do nível elementar de Desenho, ou da Pintura, com a Música, torna consistente a hipótese de as participantes nas Exposições Trienais representarem o modelo de Educação para o sexo feminino da Burguesia portuense. Apenas as filhas criadas nas Belas Artes atingem uma autonomia artística no escasso mercado das Artes do Porto.Porto : [Edição do Autor]20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/20204porMoncóvio, Susana Maria SimõesAraújo, Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:04:25Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:54:02.069939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
title Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
spellingShingle Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
Moncóvio, Susana Maria Simões
Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19
Ensino artístico - Porto (Portugal) - História
Mulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19
title_short Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
title_full Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
title_fullStr Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
title_full_unstemmed Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
title_sort Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
author Moncóvio, Susana Maria Simões
author_facet Moncóvio, Susana Maria Simões
Araújo, Agostinho
author_role author
author2 Araújo, Agostinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moncóvio, Susana Maria Simões
Araújo, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19
Ensino artístico - Porto (Portugal) - História
Mulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19
topic Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19
Ensino artístico - Porto (Portugal) - História
Mulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19
description A Academia Portuense de Belas Artes admitiu a sua primeira Aluna em 1882. De 1842 a 1887, a imprensa e os Catálogos das Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes registam a participação de 75 senhoras e seus trabalhos, algumas com professor ou professora. Este estudo tem como objectivo caracterizar essa actividade artística particular e a relação com o modelo educativo vigente. A sua identificação foi efectuada através dos Assentos Paroquiais e atingiu 75% das participantes. A análise evidenciou a sua origem social nos estratos médio e alto da Burguesia portuense, com idade superior a 10 anos, solteiras e casadas. O declínio dos trabalhos de Bordados nas Exposições coincide com o ascendente do Desenho e da Pintura na Educação feminina. A Escultura em cera aparece em continuidade com a tradição. De modo geral, o Desenho está associado a cópias de estampas, pelo gesso, ou a Cursos didácticos. Na Pintura de miniatura distingue-se D. Francisca de Almeida Furtado. Nas obras originais de Pintura a óleo vence o género de Natureza-morta, alguns retratos e um auto-retrato. A associação do nível elementar de Desenho, ou da Pintura, com a Música, torna consistente a hipótese de as participantes nas Exposições Trienais representarem o modelo de Educação para o sexo feminino da Burguesia portuense. Apenas as filhas criadas nas Belas Artes atingem uma autonomia artística no escasso mercado das Artes do Porto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/20204
url http://hdl.handle.net/10216/20204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135860766015488