Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/20204 |
Resumo: | A Academia Portuense de Belas Artes admitiu a sua primeira Aluna em 1882. De 1842 a 1887, a imprensa e os Catálogos das Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes registam a participação de 75 senhoras e seus trabalhos, algumas com professor ou professora. Este estudo tem como objectivo caracterizar essa actividade artística particular e a relação com o modelo educativo vigente. A sua identificação foi efectuada através dos Assentos Paroquiais e atingiu 75% das participantes. A análise evidenciou a sua origem social nos estratos médio e alto da Burguesia portuense, com idade superior a 10 anos, solteiras e casadas. O declínio dos trabalhos de Bordados nas Exposições coincide com o ascendente do Desenho e da Pintura na Educação feminina. A Escultura em cera aparece em continuidade com a tradição. De modo geral, o Desenho está associado a cópias de estampas, pelo gesso, ou a Cursos didácticos. Na Pintura de miniatura distingue-se D. Francisca de Almeida Furtado. Nas obras originais de Pintura a óleo vence o género de Natureza-morta, alguns retratos e um auto-retrato. A associação do nível elementar de Desenho, ou da Pintura, com a Música, torna consistente a hipótese de as participantes nas Exposições Trienais representarem o modelo de Educação para o sexo feminino da Burguesia portuense. Apenas as filhas criadas nas Belas Artes atingem uma autonomia artística no escasso mercado das Artes do Porto. |
id |
RCAP_9c73c2135b6b46e845adcd96c195acbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20204 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887)Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19Ensino artístico - Porto (Portugal) - HistóriaMulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19A Academia Portuense de Belas Artes admitiu a sua primeira Aluna em 1882. De 1842 a 1887, a imprensa e os Catálogos das Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes registam a participação de 75 senhoras e seus trabalhos, algumas com professor ou professora. Este estudo tem como objectivo caracterizar essa actividade artística particular e a relação com o modelo educativo vigente. A sua identificação foi efectuada através dos Assentos Paroquiais e atingiu 75% das participantes. A análise evidenciou a sua origem social nos estratos médio e alto da Burguesia portuense, com idade superior a 10 anos, solteiras e casadas. O declínio dos trabalhos de Bordados nas Exposições coincide com o ascendente do Desenho e da Pintura na Educação feminina. A Escultura em cera aparece em continuidade com a tradição. De modo geral, o Desenho está associado a cópias de estampas, pelo gesso, ou a Cursos didácticos. Na Pintura de miniatura distingue-se D. Francisca de Almeida Furtado. Nas obras originais de Pintura a óleo vence o género de Natureza-morta, alguns retratos e um auto-retrato. A associação do nível elementar de Desenho, ou da Pintura, com a Música, torna consistente a hipótese de as participantes nas Exposições Trienais representarem o modelo de Educação para o sexo feminino da Burguesia portuense. Apenas as filhas criadas nas Belas Artes atingem uma autonomia artística no escasso mercado das Artes do Porto.Porto : [Edição do Autor]20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/20204porMoncóvio, Susana Maria SimõesAraújo, Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:04:25Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:54:02.069939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
title |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
spellingShingle |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) Moncóvio, Susana Maria Simões Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19 Ensino artístico - Porto (Portugal) - História Mulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19 |
title_short |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
title_full |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
title_fullStr |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
title_full_unstemmed |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
title_sort |
Prenda ou arte? : a participação feminina nas Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes (1842-1887) |
author |
Moncóvio, Susana Maria Simões |
author_facet |
Moncóvio, Susana Maria Simões Araújo, Agostinho |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Agostinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moncóvio, Susana Maria Simões Araújo, Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19 Ensino artístico - Porto (Portugal) - História Mulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19 |
topic |
Burguesia - Porto (Portugal) - séc. 19 Ensino artístico - Porto (Portugal) - História Mulher - Porto (Portugal) - Educação - séc. 19 |
description |
A Academia Portuense de Belas Artes admitiu a sua primeira Aluna em 1882. De 1842 a 1887, a imprensa e os Catálogos das Exposições Trienais da Academia Portuense de Belas Artes registam a participação de 75 senhoras e seus trabalhos, algumas com professor ou professora. Este estudo tem como objectivo caracterizar essa actividade artística particular e a relação com o modelo educativo vigente. A sua identificação foi efectuada através dos Assentos Paroquiais e atingiu 75% das participantes. A análise evidenciou a sua origem social nos estratos médio e alto da Burguesia portuense, com idade superior a 10 anos, solteiras e casadas. O declínio dos trabalhos de Bordados nas Exposições coincide com o ascendente do Desenho e da Pintura na Educação feminina. A Escultura em cera aparece em continuidade com a tradição. De modo geral, o Desenho está associado a cópias de estampas, pelo gesso, ou a Cursos didácticos. Na Pintura de miniatura distingue-se D. Francisca de Almeida Furtado. Nas obras originais de Pintura a óleo vence o género de Natureza-morta, alguns retratos e um auto-retrato. A associação do nível elementar de Desenho, ou da Pintura, com a Música, torna consistente a hipótese de as participantes nas Exposições Trienais representarem o modelo de Educação para o sexo feminino da Burguesia portuense. Apenas as filhas criadas nas Belas Artes atingem uma autonomia artística no escasso mercado das Artes do Porto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/20204 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/20204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135860766015488 |