O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Maria de Lurdes de Jesus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54834
Resumo: A pandemia COVID-19 foi responsável por muitas mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. As bibliotecas de ensino superior têm um papel importante na transmissão de conhecimentos aos seus utilizadores e na assistência aos mesmos através dos seus recursos. Devido ao encerramento de todas as atividades educativas, as bibliotecas tiveram de transferir e mobilizar os seus serviços presenciais para serviços online. O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel dos bibliotecários do ensino superior português no e-learning durante a pandemia COVID-19. Os objetivos específicos são: descrever as experiências de e-learning que os bibliotecários tinham antes e durante a pandemia, identificar as oportunidades e os desafios que foram trazidos pela COVID-19, analisar o interesse e a atitude dos bibliotecários em relação ao e-learning e sugerir recomendações de apoio ao e-learning. Os participantes da pesquisa são bibliotecários de vinte instituições portuguesas de ensino superior universitário e politécnico, uma instituição por cada distrito e por cada região autónoma. Os bibliotecários tiveram de repensar as suas práticas e as formas de ensino, o que exigiu que fossem mais criativos no seu modo de ensinar. Os inquiridos reportaram que a pandemia deu um impulso para que fossem desenvolvidos programas de formação online, tirando partido dos serviços e dos recursos já disponíveis no período pré-pandemia. Com base nas experiências relatadas pelos bibliotecários, podemos concluir que a pandemia impulsionou o desenvolvimento e a implementação de sistemas de apoio ao e-learning nas bibliotecas do ensino superior. Para que os bibliotecários possam utilizar estas ferramentas no ensino online, necessitam de formação sobre como utilizá-las eficazmente. A colaboração entre o bibliotecário e o pessoal académico é fundamental para o sucesso do ensino, para uma melhor aprendizagem e para desenvolver serviços que satisfaçam as exigências de ensino da comunidade académica. Para tal, é fundamental tornar presente a biblioteca nas plataformas de aprendizagem do campus e construir alianças com os agentes ou intervenientes envolvidos no e-learning.
id RCAP_9c744aa79be562bb5a60a753e86c08dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19Bibliotecários de universidade - PortugalBibliotecas universitárias - Recursos na Internet - PortugalFormação em linhaPlataformas de aprendizagem em linhaCovid 19Teses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesA pandemia COVID-19 foi responsável por muitas mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. As bibliotecas de ensino superior têm um papel importante na transmissão de conhecimentos aos seus utilizadores e na assistência aos mesmos através dos seus recursos. Devido ao encerramento de todas as atividades educativas, as bibliotecas tiveram de transferir e mobilizar os seus serviços presenciais para serviços online. O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel dos bibliotecários do ensino superior português no e-learning durante a pandemia COVID-19. Os objetivos específicos são: descrever as experiências de e-learning que os bibliotecários tinham antes e durante a pandemia, identificar as oportunidades e os desafios que foram trazidos pela COVID-19, analisar o interesse e a atitude dos bibliotecários em relação ao e-learning e sugerir recomendações de apoio ao e-learning. Os participantes da pesquisa são bibliotecários de vinte instituições portuguesas de ensino superior universitário e politécnico, uma instituição por cada distrito e por cada região autónoma. Os bibliotecários tiveram de repensar as suas práticas e as formas de ensino, o que exigiu que fossem mais criativos no seu modo de ensinar. Os inquiridos reportaram que a pandemia deu um impulso para que fossem desenvolvidos programas de formação online, tirando partido dos serviços e dos recursos já disponíveis no período pré-pandemia. Com base nas experiências relatadas pelos bibliotecários, podemos concluir que a pandemia impulsionou o desenvolvimento e a implementação de sistemas de apoio ao e-learning nas bibliotecas do ensino superior. Para que os bibliotecários possam utilizar estas ferramentas no ensino online, necessitam de formação sobre como utilizá-las eficazmente. A colaboração entre o bibliotecário e o pessoal académico é fundamental para o sucesso do ensino, para uma melhor aprendizagem e para desenvolver serviços que satisfaçam as exigências de ensino da comunidade académica. Para tal, é fundamental tornar presente a biblioteca nas plataformas de aprendizagem do campus e construir alianças com os agentes ou intervenientes envolvidos no e-learning.COVID-19 pandemic was responsible for bringing about many changes in the teaching and learning processes of Higher Education Institutions. Academic libraries play an important role in imparting knowledge to their users and in assisting them through the provision of resources. As a result of the closure of all educational activities, libraries were obliged to migrate their in-person services to online ones. The overall objective of this study is to understand the role of Portuguese higher education librarians in e-learning during the COVID-19 pandemic. Specifically, describing the e-learning experiences of librarians before and during the pandemic, identifying the opportunities and challenges brought by COVID-19, analysing librarians' interests and attitudes toward e-learning, as well as suggesting recommendations on how to better support the e-learning. Librarians from twenty Portuguese universities and polytechnic higher education institutions, participated in the research, with one institution per district and per autonomous region. Some respondents stated that they experienced the need to rethink their practices and ways of teaching, which required them to be more creative in the way they teach. Others described how the pandemic gave them an impetus to develop online training programs, whilst taking advantage of the services and resources that were already at their disposal. Based on the experiences reported by librarians, we can conclude that the pandemic acted as a driver for the development and implementation of e-learning support systems in university libraries. To ensure that librarians can use these tools for online teaching, there is a need for them to be trained in how to use them effectively. A good level of collaboration between the librarian and faculty is key to achieving successful teaching, better learning, discovering the needs of library users, and developing services to satisfy the teaching demands of the academic community. It is essential to turn present the library in the campus learning platforms and that alliances be forged with e-learning agents and stakeholders.Revez, Jorge Manuel RiasRepositório da Universidade de LisboaTavares, Maria de Lurdes de Jesus2022-10-19T16:33:21Z2022-07-152022-06-062022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54834TID:203071352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:36.174015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
title O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
spellingShingle O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
Tavares, Maria de Lurdes de Jesus
Bibliotecários de universidade - Portugal
Bibliotecas universitárias - Recursos na Internet - Portugal
Formação em linha
Plataformas de aprendizagem em linha
Covid 19
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
title_full O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
title_fullStr O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
title_full_unstemmed O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
title_sort O papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
author Tavares, Maria de Lurdes de Jesus
author_facet Tavares, Maria de Lurdes de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Revez, Jorge Manuel Rias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Maria de Lurdes de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecários de universidade - Portugal
Bibliotecas universitárias - Recursos na Internet - Portugal
Formação em linha
Plataformas de aprendizagem em linha
Covid 19
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Bibliotecários de universidade - Portugal
Bibliotecas universitárias - Recursos na Internet - Portugal
Formação em linha
Plataformas de aprendizagem em linha
Covid 19
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description A pandemia COVID-19 foi responsável por muitas mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. As bibliotecas de ensino superior têm um papel importante na transmissão de conhecimentos aos seus utilizadores e na assistência aos mesmos através dos seus recursos. Devido ao encerramento de todas as atividades educativas, as bibliotecas tiveram de transferir e mobilizar os seus serviços presenciais para serviços online. O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel dos bibliotecários do ensino superior português no e-learning durante a pandemia COVID-19. Os objetivos específicos são: descrever as experiências de e-learning que os bibliotecários tinham antes e durante a pandemia, identificar as oportunidades e os desafios que foram trazidos pela COVID-19, analisar o interesse e a atitude dos bibliotecários em relação ao e-learning e sugerir recomendações de apoio ao e-learning. Os participantes da pesquisa são bibliotecários de vinte instituições portuguesas de ensino superior universitário e politécnico, uma instituição por cada distrito e por cada região autónoma. Os bibliotecários tiveram de repensar as suas práticas e as formas de ensino, o que exigiu que fossem mais criativos no seu modo de ensinar. Os inquiridos reportaram que a pandemia deu um impulso para que fossem desenvolvidos programas de formação online, tirando partido dos serviços e dos recursos já disponíveis no período pré-pandemia. Com base nas experiências relatadas pelos bibliotecários, podemos concluir que a pandemia impulsionou o desenvolvimento e a implementação de sistemas de apoio ao e-learning nas bibliotecas do ensino superior. Para que os bibliotecários possam utilizar estas ferramentas no ensino online, necessitam de formação sobre como utilizá-las eficazmente. A colaboração entre o bibliotecário e o pessoal académico é fundamental para o sucesso do ensino, para uma melhor aprendizagem e para desenvolver serviços que satisfaçam as exigências de ensino da comunidade académica. Para tal, é fundamental tornar presente a biblioteca nas plataformas de aprendizagem do campus e construir alianças com os agentes ou intervenientes envolvidos no e-learning.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T16:33:21Z
2022-07-15
2022-06-06
2022-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54834
TID:203071352
url http://hdl.handle.net/10451/54834
identifier_str_mv TID:203071352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134608145514496