Arqueologia da imagem e arte rupestre: estudo dos originais fotográficos históricos de Ramón Sobrino Buhígas (1888-1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kenia De Aguiar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35672
Resumo: De caráter interdisciplinar, esta investigação é uma intersecção entre as áreas da arqueologia pré-histórica e da imagem fotográfica histórica. Nosso objeto arqueológico é constituído por uma documentação fotográfica realizada no primeiro terço do século XX sobre a arte rupestre ao ar livre da Galiza, Noroeste da Espanha. Trata-se das imagens fotográficas registradas durante dezanove anos pelo naturalista espanhol Ramón Sobrino Buhígas (1888- 1946), o qual as reuniu e as organizou no Corpus Petroglyphorum Gallaeciae, obra publicada em latim no ano 1935 em Madrid. Entretanto, o advento da Guerra Civil Espanhola, somado a outros fatores, acabou por ofuscar a difusão desta obra-prima e pioneira no gênero. No ano 2000, a publicação de uma versão fac-similada com tradução dos textos para a língua galega promoveu nova difusão do Corpus Petroglyphorum. Sem embargo, a carente reprodução das imagens impressas em suas páginas acabou por comprometer a lisibilidade da valiosa documentação e o consequente entendimento das metodologias utilizadas no processo de registro das figuras rupestres. Com o objetivo de compreender tais procedimentos metodológicos, nos deslocamos até a cidade de Pontevedra (Galiza), onde se conserva em museu um exemplar histórico do raríssimo Corpus Petroglyphorum Gallaeciae, além de autênticos originais fotográficos do autor. A evolução da investigação in loco também nos proporcionou acesso ao acervo documental familiar onde se preserva cerca de quinhentos negativos fotográficos sobre placas de vidro com as imagens produzidas por Sobrino Buhígas. Desta forma, o manancial de informações obtido graças ao material conservado em ambos acervos gráficos nos permitiu identificar e descobrir importantes elementos metodológicos empregados pelo naturalista pontevedrês em seu trabalho de campo e em laboratório, bem como os meios que utilizou para comunicar os petróglifos galaicos naquele momento histórico. O resultado deste trabalho é, portanto, uma contribuição dupla, tanto para a historiografia da arqueologia quanto para a historiografia da fotografia, além de corroborar o caráter pioneiro e vanguardista do trabalho de documentação realizado por Ramón Sobrino Buhígas.
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