Comunicação e cognição na era digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39586 |
Resumo: | Este artigo explora a relação entre comunicação e cognição no ambiente digital contemporâneo, entendendo as estruturas cognitivas como elemento integrante do processo comunicacional e partindo do argumento de que estas são moldadas pela imersão digital. Tendo como enquadramento os conceitos de ‘infoxicação’ e de ‘bolha-filtro’, este artigo explora as noções de ‘infosaturação’ e de ‘tecno-agendamento’ como formas de entender o impacto das tecnologias digitais atuais nas estruturas cognitivas e na comunicação. As tecnologias digitais estão em mudança, passando de um paradigma centrado no utilizador para um maior enfoque na própria tecnologia, e portanto os seus efeitos refletem essas mudanças. Face ao excesso de informação e ao empoderamento possibilitados pelas tecnologias digitais, os utilizadores tendem a selecionar informação que reforça as suas crenças e opiniões prévias, bem como a aderir a sugestões de aplicações que se baseiam no registo do comportamento anterior e no cruzamento de perfis de utilizadores. Este artigo explora os efeitos destas práticas em termos do grau de atividade dos utilizadores, cada vez mais delegada na web inteligente, e também na informação com que contatam, cada vez mais redundante. |
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Comunicação e cognição na era digitalEste artigo explora a relação entre comunicação e cognição no ambiente digital contemporâneo, entendendo as estruturas cognitivas como elemento integrante do processo comunicacional e partindo do argumento de que estas são moldadas pela imersão digital. Tendo como enquadramento os conceitos de ‘infoxicação’ e de ‘bolha-filtro’, este artigo explora as noções de ‘infosaturação’ e de ‘tecno-agendamento’ como formas de entender o impacto das tecnologias digitais atuais nas estruturas cognitivas e na comunicação. As tecnologias digitais estão em mudança, passando de um paradigma centrado no utilizador para um maior enfoque na própria tecnologia, e portanto os seus efeitos refletem essas mudanças. Face ao excesso de informação e ao empoderamento possibilitados pelas tecnologias digitais, os utilizadores tendem a selecionar informação que reforça as suas crenças e opiniões prévias, bem como a aderir a sugestões de aplicações que se baseiam no registo do comportamento anterior e no cruzamento de perfis de utilizadores. Este artigo explora os efeitos destas práticas em termos do grau de atividade dos utilizadores, cada vez mais delegada na web inteligente, e também na informação com que contatam, cada vez mais redundante.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Patrícia2022-12-14T17:09:09Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39586por0873-592110.34632/povoseculturas.2014.8946info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:23.963933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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