Comunicação e cognição na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39586
Resumo: Este artigo explora a relação entre comunicação e cognição no ambiente digital contemporâneo, entendendo as estruturas cognitivas como elemento integrante do processo comunicacional e partindo do argumento de que estas são moldadas pela imersão digital. Tendo como enquadramento os conceitos de ‘infoxicação’ e de ‘bolha-filtro’, este artigo explora as noções de ‘infosaturação’ e de ‘tecno-agendamento’ como formas de entender o impacto das tecnologias digitais atuais nas estruturas cognitivas e na comunicação. As tecnologias digitais estão em mudança, passando de um paradigma centrado no utilizador para um maior enfoque na própria tecnologia, e portanto os seus efeitos refletem essas mudanças. Face ao excesso de informação e ao empoderamento possibilitados pelas tecnologias digitais, os utilizadores tendem a selecionar informação que reforça as suas crenças e opiniões prévias, bem como a aderir a sugestões de aplicações que se baseiam no registo do comportamento anterior e no cruzamento de perfis de utilizadores. Este artigo explora os efeitos destas práticas em termos do grau de atividade dos utilizadores, cada vez mais delegada na web inteligente, e também na informação com que contatam, cada vez mais redundante.
id RCAP_9c8a667eacd4f31730ad228dbb29f0d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e cognição na era digitalEste artigo explora a relação entre comunicação e cognição no ambiente digital contemporâneo, entendendo as estruturas cognitivas como elemento integrante do processo comunicacional e partindo do argumento de que estas são moldadas pela imersão digital. Tendo como enquadramento os conceitos de ‘infoxicação’ e de ‘bolha-filtro’, este artigo explora as noções de ‘infosaturação’ e de ‘tecno-agendamento’ como formas de entender o impacto das tecnologias digitais atuais nas estruturas cognitivas e na comunicação. As tecnologias digitais estão em mudança, passando de um paradigma centrado no utilizador para um maior enfoque na própria tecnologia, e portanto os seus efeitos refletem essas mudanças. Face ao excesso de informação e ao empoderamento possibilitados pelas tecnologias digitais, os utilizadores tendem a selecionar informação que reforça as suas crenças e opiniões prévias, bem como a aderir a sugestões de aplicações que se baseiam no registo do comportamento anterior e no cruzamento de perfis de utilizadores. Este artigo explora os efeitos destas práticas em termos do grau de atividade dos utilizadores, cada vez mais delegada na web inteligente, e também na informação com que contatam, cada vez mais redundante.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Patrícia2022-12-14T17:09:09Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39586por0873-592110.34632/povoseculturas.2014.8946info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:23.963933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e cognição na era digital
title Comunicação e cognição na era digital
spellingShingle Comunicação e cognição na era digital
Dias, Patrícia
title_short Comunicação e cognição na era digital
title_full Comunicação e cognição na era digital
title_fullStr Comunicação e cognição na era digital
title_full_unstemmed Comunicação e cognição na era digital
title_sort Comunicação e cognição na era digital
author Dias, Patrícia
author_facet Dias, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patrícia
description Este artigo explora a relação entre comunicação e cognição no ambiente digital contemporâneo, entendendo as estruturas cognitivas como elemento integrante do processo comunicacional e partindo do argumento de que estas são moldadas pela imersão digital. Tendo como enquadramento os conceitos de ‘infoxicação’ e de ‘bolha-filtro’, este artigo explora as noções de ‘infosaturação’ e de ‘tecno-agendamento’ como formas de entender o impacto das tecnologias digitais atuais nas estruturas cognitivas e na comunicação. As tecnologias digitais estão em mudança, passando de um paradigma centrado no utilizador para um maior enfoque na própria tecnologia, e portanto os seus efeitos refletem essas mudanças. Face ao excesso de informação e ao empoderamento possibilitados pelas tecnologias digitais, os utilizadores tendem a selecionar informação que reforça as suas crenças e opiniões prévias, bem como a aderir a sugestões de aplicações que se baseiam no registo do comportamento anterior e no cruzamento de perfis de utilizadores. Este artigo explora os efeitos destas práticas em termos do grau de atividade dos utilizadores, cada vez mais delegada na web inteligente, e também na informação com que contatam, cada vez mais redundante.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2022-12-14T17:09:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39586
url http://hdl.handle.net/10400.14/39586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-5921
10.34632/povoseculturas.2014.8946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132048309354496