Veni Creator Spiritus: criatividade, cognição e comunicação nos videogames.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8956
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o conceito de criatividade no âmbito dos produtos de entretenimento, em especial, os videogames. Sendo esse um conceito utilizado como categoria de análise no Laboratório de Pesquisa CiberCog, se pretende problematizar e redefinir seus parâmetros para futuras investigações. Desse modo, o objetivo é realizar a revisão do conceito de criatividade a partir de jogos eletrônicos com o intuito de desvendar como essa categoria pode ser utilizada para os estudos acerca das habilidades cognitivas requeridas (e/ou estimuladas) na fruição de produtos de entretenimento, em especial, os videogames. Os jogos selecionados para o estudo foram divididos em dois grupos (por meio do gênero em que são enquadrados): (1) jogos de ação e aventura e (2) jogos de plataforma. No primeiro, figura o jogo Assassin's Creed III (Ubisoft - 2012); já no segundo está Rayman Origins (Ubisoft - 2011). Para a execução da pesquisa segue a inspiração metodológica na Cartografia que estimulou a redação descritiva dos dados coletados.
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