A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14400 |
Resumo: | Com o estudo apresentado pretendeu-se, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede solidária do sistema de ensino português, compreender qual o contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, o estudo contou com treze educadoras de infância e com os três diretores técnicos de três instituições do distrito de Leiria. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender o papel do supervisor neste mundo educativo no qual coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e educadores de infância, desempenham funções supervisivas vitais nas instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias adequadas a cada contexto. Palavras-chave: Supervisão, Coordenação pedagógica, Educação de infância, IPSS, Rede solidária, Qualidade Educativa |
id |
RCAP_9c915adc43149f0eaf16439412a561d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIAArtigosCom o estudo apresentado pretendeu-se, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede solidária do sistema de ensino português, compreender qual o contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, o estudo contou com treze educadoras de infância e com os três diretores técnicos de três instituições do distrito de Leiria. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender o papel do supervisor neste mundo educativo no qual coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e educadores de infância, desempenham funções supervisivas vitais nas instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias adequadas a cada contexto. Palavras-chave: Supervisão, Coordenação pedagógica, Educação de infância, IPSS, Rede solidária, Qualidade EducativaResearch Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14400por2182-9608Rolo e Costa, MónicaCardona, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:54.257970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
title |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
spellingShingle |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA Rolo e Costa, Mónica Artigos |
title_short |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
title_full |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
title_fullStr |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
title_full_unstemmed |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
title_sort |
A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA |
author |
Rolo e Costa, Mónica |
author_facet |
Rolo e Costa, Mónica Cardona, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Cardona, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolo e Costa, Mónica Cardona, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Com o estudo apresentado pretendeu-se, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede solidária do sistema de ensino português, compreender qual o contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa. Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, o estudo contou com treze educadoras de infância e com os três diretores técnicos de três instituições do distrito de Leiria. A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender o papel do supervisor neste mundo educativo no qual coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e educadores de infância, desempenham funções supervisivas vitais nas instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa. De um modo geral, o que o estudo sugere é que as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias adequadas a cada contexto. Palavras-chave: Supervisão, Coordenação pedagógica, Educação de infância, IPSS, Rede solidária, Qualidade Educativa |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14400 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130484185235456 |