O objecto de design através do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pombo, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12304
Resumo: A investigação procurará contribuir para o estudo e desenvolvimento da disciplina de design através da análise e interpretação da prática do desenho no âmbito do projecto. Desde já posicionamo-nos na referência ao projecto de... e não projecto em... A utilização da proposição de procura estabelecer uma relação “livre” entre substantivos, sem subordinação ou valorização. Isto significa que não estará em causa o posicionamento específico da disciplina (os seus limites, fronteiras e definições contributivas) mas a caracterização dos seus modos de operar. A escolha dos objectos de estudo - casos - cujo reconhecimento é institucional e público - procura posicionar-se no acima referido: validar o objecto disciplinar através da análise do desenho do(s) autor(es). Poderemos, então, considerar que a proposta de trabalho considera o design como motivo para o desenho. Respeitaremos, assim, a “ambiguidade” do desenho enquanto forma existente (corpo físico) interpretando-o como acto compositivo: “conexão” entre observar e registar num espaço-tempo fracturado, desintegrado, acidental; a representação será a experiência desta forma de agir e pensar, ordenando a experiência na acepção do que até hoje poderá ser definido como composição.
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