O objecto de design através do desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12304 |
Resumo: | A investigação procurará contribuir para o estudo e desenvolvimento da disciplina de design através da análise e interpretação da prática do desenho no âmbito do projecto. Desde já posicionamo-nos na referência ao projecto de... e não projecto em... A utilização da proposição de procura estabelecer uma relação “livre” entre substantivos, sem subordinação ou valorização. Isto significa que não estará em causa o posicionamento específico da disciplina (os seus limites, fronteiras e definições contributivas) mas a caracterização dos seus modos de operar. A escolha dos objectos de estudo - casos - cujo reconhecimento é institucional e público - procura posicionar-se no acima referido: validar o objecto disciplinar através da análise do desenho do(s) autor(es). Poderemos, então, considerar que a proposta de trabalho considera o design como motivo para o desenho. Respeitaremos, assim, a “ambiguidade” do desenho enquanto forma existente (corpo físico) interpretando-o como acto compositivo: “conexão” entre observar e registar num espaço-tempo fracturado, desintegrado, acidental; a representação será a experiência desta forma de agir e pensar, ordenando a experiência na acepção do que até hoje poderá ser definido como composição. |
id |
RCAP_9c91e9b5eaa106ce918ee664d223d6ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O objecto de design através do desenhoDesenhoDesignComposiçãoA investigação procurará contribuir para o estudo e desenvolvimento da disciplina de design através da análise e interpretação da prática do desenho no âmbito do projecto. Desde já posicionamo-nos na referência ao projecto de... e não projecto em... A utilização da proposição de procura estabelecer uma relação “livre” entre substantivos, sem subordinação ou valorização. Isto significa que não estará em causa o posicionamento específico da disciplina (os seus limites, fronteiras e definições contributivas) mas a caracterização dos seus modos de operar. A escolha dos objectos de estudo - casos - cujo reconhecimento é institucional e público - procura posicionar-se no acima referido: validar o objecto disciplinar através da análise do desenho do(s) autor(es). Poderemos, então, considerar que a proposta de trabalho considera o design como motivo para o desenho. Respeitaremos, assim, a “ambiguidade” do desenho enquanto forma existente (corpo físico) interpretando-o como acto compositivo: “conexão” entre observar e registar num espaço-tempo fracturado, desintegrado, acidental; a representação será a experiência desta forma de agir e pensar, ordenando a experiência na acepção do que até hoje poderá ser definido como composição.EAUM, FAUP e FBAUP2014-05-22T09:56:10Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12304porMagalhães, Graça Maria Alves dos SantosPombo, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:19Zoai:ria.ua.pt:10773/12304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:30.374679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O objecto de design através do desenho |
title |
O objecto de design através do desenho |
spellingShingle |
O objecto de design através do desenho Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos Desenho Design Composição |
title_short |
O objecto de design através do desenho |
title_full |
O objecto de design através do desenho |
title_fullStr |
O objecto de design através do desenho |
title_full_unstemmed |
O objecto de design através do desenho |
title_sort |
O objecto de design através do desenho |
author |
Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos |
author_facet |
Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos Pombo, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Pombo, Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos Pombo, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Design Composição |
topic |
Desenho Design Composição |
description |
A investigação procurará contribuir para o estudo e desenvolvimento da disciplina de design através da análise e interpretação da prática do desenho no âmbito do projecto. Desde já posicionamo-nos na referência ao projecto de... e não projecto em... A utilização da proposição de procura estabelecer uma relação “livre” entre substantivos, sem subordinação ou valorização. Isto significa que não estará em causa o posicionamento específico da disciplina (os seus limites, fronteiras e definições contributivas) mas a caracterização dos seus modos de operar. A escolha dos objectos de estudo - casos - cujo reconhecimento é institucional e público - procura posicionar-se no acima referido: validar o objecto disciplinar através da análise do desenho do(s) autor(es). Poderemos, então, considerar que a proposta de trabalho considera o design como motivo para o desenho. Respeitaremos, assim, a “ambiguidade” do desenho enquanto forma existente (corpo físico) interpretando-o como acto compositivo: “conexão” entre observar e registar num espaço-tempo fracturado, desintegrado, acidental; a representação será a experiência desta forma de agir e pensar, ordenando a experiência na acepção do que até hoje poderá ser definido como composição. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2014-05-22T09:56:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12304 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EAUM, FAUP e FBAUP |
publisher.none.fl_str_mv |
EAUM, FAUP e FBAUP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137535902875648 |