Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Joana Carolina Santos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23480
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
id RCAP_9ca086f190922e0c15ac141593f9074e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/23480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentesGestão do conhecimentoInstituições de Ensino SuperiorDissertação de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O presente estudo empírico foi desenvolvido com o objectivo de caracterizar a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade d Coimbra1, relativamente aos processos de Gestão do Conhecimento2 nela operantes, de acordo com a perspectiva dos seus docentes. Num primeiro momento, iremos situar a GC no contexto das organizações em geral, abordando posteriormente a sua actividade no domínio específico do ensino superior. Seguidamente, abordaremos aquele que foi o modelo que serviu de base a toda a investigação3, criando assim condições para a plena contextualização e operacionalização do estudo empírico realizado. Considerando a natureza qualitativa desta investigação, na qual os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, estes foram, posteriormente, transcritos e tratados por recurso a um software de análise de conteúdo, designado NVivo10. Os dados recolhidos e os resultados alcançados possibilitam a descrição dos processos de GC operantes nesta instituição e presentes no discurso dos seus docentes. Esperamos a partir deste ponto contribuir para um maior entendimento, quer ao nível conceptual (promovendo uma maior compreensão da temática em estudo), quer empírico, quer ainda no que concerne à intervenção organizacional neste sector específico de actividade, catalisando a sua operacionalização.The main goal of this study was to characterize the Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Coimbra4, in relation to its Knowledge Management5 processes, according to the teachers insights. At firts, we present the KM in the general context of organizations, then we moving forward to its specific activity in higher education domain. Next, we address the main model that was the basis of the research6, promoting therefore all the conditions for the effective contextualization of this empiric study. Considering the qualitative nature of this research, in which the data was collected through a semi structured interview, these were, subsequently transcribed and analyzed with NVivo10 software. The collected data and the achieved results allow us to describe the KM processes that operate in the FPCEUC institution. Thereby, we hope to contribute for a major conceptual understanding of KM, both at the conceptual level (promoting a greater understanding of the subject under study) or the empirical level, or even with regard to organizational intervention and particularly in this specific domain, fostering its operationalization.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23480http://hdl.handle.net/10316/23480porAlmeida, Joana Carolina Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:19.134857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
title Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
spellingShingle Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
Almeida, Joana Carolina Santos de
Gestão do conhecimento
Instituições de Ensino Superior
title_short Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
title_full Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
title_fullStr Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
title_full_unstemmed Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
title_sort Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
author Almeida, Joana Carolina Santos de
author_facet Almeida, Joana Carolina Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Joana Carolina Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Instituições de Ensino Superior
topic Gestão do conhecimento
Instituições de Ensino Superior
description Dissertação de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/23480
http://hdl.handle.net/10316/23480
url http://hdl.handle.net/10316/23480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133773350043648