O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Information Science |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação. |
id |
UNESP-31_6e0da4bfb87d71f1143d8cb5831cfbde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5994 |
network_acronym_str |
UNESP-31 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Information Science |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)Gestão de ConhecimentoConhecimento OrganizacionalPartilha de ConhecimentoClassificação ArquivísticaInstituições de Ensino SuperiorAs Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/599410.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 1 (2017)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 1 (2017)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 1 (2017)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994/4392Corujo, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:26Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5994Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:26Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
title |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
spellingShingle |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) Corujo, Luis Gestão de Conhecimento Conhecimento Organizacional Partilha de Conhecimento Classificação Arquivística Instituições de Ensino Superior |
title_short |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
title_full |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
title_fullStr |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
title_full_unstemmed |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
title_sort |
O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso) |
author |
Corujo, Luis |
author_facet |
Corujo, Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corujo, Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Conhecimento Conhecimento Organizacional Partilha de Conhecimento Classificação Arquivística Instituições de Ensino Superior |
topic |
Gestão de Conhecimento Conhecimento Organizacional Partilha de Conhecimento Classificação Arquivística Instituições de Ensino Superior |
description |
As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994 10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994 |
identifier_str_mv |
10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994/4392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 1 (2017) Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 1 (2017) Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 1 (2017) 1981-1640 reponame:Brazilian Journal of Information Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Information Science |
collection |
Brazilian Journal of Information Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
brajis.marilia@unesp.br|| |
_version_ |
1754840471305191424 |