Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorrão, Elisabete Isabel Albino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36220
Resumo: A disciplina de “Instrumento” tem como principal objetivo ensinar aos alunos de trompete dois parâmetros importantes para o seu desenvolvimento: técnica e interpretação. O domínio do instrumento parte de vários pontos importantes abordados na técnica base, como: respiração, buzzing, sonoridade, flexibilidade, articulação, técnica de digitação e registo. O que proponho para a minha investigação é a criação de uma disciplina extracurricular, na qual, possa complementar as competências técnicas dos alunos do ensino secundário. Esta disciplina será criada no formato de conjunto e terá a duração de uma hora semanal. Durante o meu estágio irei fazer um estudo de caso direcionado às aulas de técnica de base que são lecionadas pelo professor Daniel Louro, a funcionar em termos muito parecidos com a proposta desta investigação. Irei realizar dois tipos de inquéritos por questionário direcionados aos alunos e professores dos conservatórios e uma entrevista ao professor responsável que leciona a disciplina de “Técnica de Base” na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa para ver os benefícios que a disciplina extracurricular poderá trazer aos alunos de trompete do Ensino Secundário em Portugal; Report on Supervised Teaching Practice at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa - Contribution of the Basic Technique of the Trumpet in High School: Proposal for the creation of an extracurricular subject Abstract: The main objective of the “Instrument” subject is to teach trumpet students two important parameters for their development: technique and interpretation. Mastering the instrument starts from several important points covered in the basic technique, such as: breathing, buzzing, sound, flexibility, articulation, typing and recording technique. What I propose for my research is the creation of an extracurricular subject, which can complement the technical skills of high school students. This course will be created in a group format and will last one hour per week. During my internship I will do a case study focused on basic technique classes taught by Professor Daniel Louro, operating in terms very similar to the proposal of this research. I will carry out two types of questionnaire surveys aimed at students and teachers at the conservatories and an interview with the responsible teacher who teaches the subject of “Basic Technique” at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa to verify the benefits that an extracurricular subject can bring to trumpet students in secondary education in Portugal.
id RCAP_9ca5904101bd0bc4cbc93127142a82ac
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricularTrompeteTécnica de BaseConjuntoMotivaçãoDesenvolvimentoTrumpetBasic TechniqueEnsembleMotivationDevelopmentA disciplina de “Instrumento” tem como principal objetivo ensinar aos alunos de trompete dois parâmetros importantes para o seu desenvolvimento: técnica e interpretação. O domínio do instrumento parte de vários pontos importantes abordados na técnica base, como: respiração, buzzing, sonoridade, flexibilidade, articulação, técnica de digitação e registo. O que proponho para a minha investigação é a criação de uma disciplina extracurricular, na qual, possa complementar as competências técnicas dos alunos do ensino secundário. Esta disciplina será criada no formato de conjunto e terá a duração de uma hora semanal. Durante o meu estágio irei fazer um estudo de caso direcionado às aulas de técnica de base que são lecionadas pelo professor Daniel Louro, a funcionar em termos muito parecidos com a proposta desta investigação. Irei realizar dois tipos de inquéritos por questionário direcionados aos alunos e professores dos conservatórios e uma entrevista ao professor responsável que leciona a disciplina de “Técnica de Base” na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa para ver os benefícios que a disciplina extracurricular poderá trazer aos alunos de trompete do Ensino Secundário em Portugal; Report on Supervised Teaching Practice at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa - Contribution of the Basic Technique of the Trumpet in High School: Proposal for the creation of an extracurricular subject Abstract: The main objective of the “Instrument” subject is to teach trumpet students two important parameters for their development: technique and interpretation. Mastering the instrument starts from several important points covered in the basic technique, such as: breathing, buzzing, sound, flexibility, articulation, typing and recording technique. What I propose for my research is the creation of an extracurricular subject, which can complement the technical skills of high school students. This course will be created in a group format and will last one hour per week. During my internship I will do a case study focused on basic technique classes taught by Professor Daniel Louro, operating in terms very similar to the proposal of this research. I will carry out two types of questionnaire surveys aimed at students and teachers at the conservatories and an interview with the responsible teacher who teaches the subject of “Basic Technique” at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa to verify the benefits that an extracurricular subject can bring to trumpet students in secondary education in Portugal.Universidade de Évora2024-01-25T19:25:46Z2024-01-252023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/36220http://hdl.handle.net/10174/36220TID:203472195porDepartamento de Músicaagriii2568@gmail.com203Gorrão, Elisabete Isabel Albinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-30T01:46:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:53.980446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
title Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
spellingShingle Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
Gorrão, Elisabete Isabel Albino
Trompete
Técnica de Base
Conjunto
Motivação
Desenvolvimento
Trumpet
Basic Technique
Ensemble
Motivation
Development
title_short Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
title_full Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
title_fullStr Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
title_full_unstemmed Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
title_sort Contributo da técnica base do trompete no ensino secundário: proposta da criação de uma disciplina extracurricular
author Gorrão, Elisabete Isabel Albino
author_facet Gorrão, Elisabete Isabel Albino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorrão, Elisabete Isabel Albino
dc.subject.por.fl_str_mv Trompete
Técnica de Base
Conjunto
Motivação
Desenvolvimento
Trumpet
Basic Technique
Ensemble
Motivation
Development
topic Trompete
Técnica de Base
Conjunto
Motivação
Desenvolvimento
Trumpet
Basic Technique
Ensemble
Motivation
Development
description A disciplina de “Instrumento” tem como principal objetivo ensinar aos alunos de trompete dois parâmetros importantes para o seu desenvolvimento: técnica e interpretação. O domínio do instrumento parte de vários pontos importantes abordados na técnica base, como: respiração, buzzing, sonoridade, flexibilidade, articulação, técnica de digitação e registo. O que proponho para a minha investigação é a criação de uma disciplina extracurricular, na qual, possa complementar as competências técnicas dos alunos do ensino secundário. Esta disciplina será criada no formato de conjunto e terá a duração de uma hora semanal. Durante o meu estágio irei fazer um estudo de caso direcionado às aulas de técnica de base que são lecionadas pelo professor Daniel Louro, a funcionar em termos muito parecidos com a proposta desta investigação. Irei realizar dois tipos de inquéritos por questionário direcionados aos alunos e professores dos conservatórios e uma entrevista ao professor responsável que leciona a disciplina de “Técnica de Base” na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa para ver os benefícios que a disciplina extracurricular poderá trazer aos alunos de trompete do Ensino Secundário em Portugal; Report on Supervised Teaching Practice at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa - Contribution of the Basic Technique of the Trumpet in High School: Proposal for the creation of an extracurricular subject Abstract: The main objective of the “Instrument” subject is to teach trumpet students two important parameters for their development: technique and interpretation. Mastering the instrument starts from several important points covered in the basic technique, such as: breathing, buzzing, sound, flexibility, articulation, typing and recording technique. What I propose for my research is the creation of an extracurricular subject, which can complement the technical skills of high school students. This course will be created in a group format and will last one hour per week. During my internship I will do a case study focused on basic technique classes taught by Professor Daniel Louro, operating in terms very similar to the proposal of this research. I will carry out two types of questionnaire surveys aimed at students and teachers at the conservatories and an interview with the responsible teacher who teaches the subject of “Basic Technique” at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa to verify the benefits that an extracurricular subject can bring to trumpet students in secondary education in Portugal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T00:00:00Z
2024-01-25T19:25:46Z
2024-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36220
http://hdl.handle.net/10174/36220
TID:203472195
url http://hdl.handle.net/10174/36220
identifier_str_mv TID:203472195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
agriii2568@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137073317281792