Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ricardo Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183009
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar elementos ligados à motivação de estudantes de instrumento, desde o nível iniciante até o intermediário, partindo do seguinte questionamento: O que o professor pode fazer para que o seu aluno seja motivado ao estudo do instrumento? Para este fim, tomamos como embasamento as teorias de motivação que sustentam a conduta do professor no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Apresentamos, também, como aspecto de motivação, escolas técnicas de música não formais e as escolas informais de música na cidade de São Paulo, que proporcionam condições evolutivas para o desenvolvimento do estudante, seja em sua técnica, seja em outros aspectos motivacionais, para que ele se sinta instrumentalizado para dar continuidade aos seus estudos no instrumento.
id UNSP_86da6a8ddd57463784e8a6a7ef218de7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183009
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São PauloMotivation factors in the study of the instrument in non-formal music technical schools and informal music schools in the São Paulo CityMotivaçãoEnsinoTrompeteMotivationTeachingTrumpetEsta pesquisa teve como objetivo principal apresentar elementos ligados à motivação de estudantes de instrumento, desde o nível iniciante até o intermediário, partindo do seguinte questionamento: O que o professor pode fazer para que o seu aluno seja motivado ao estudo do instrumento? Para este fim, tomamos como embasamento as teorias de motivação que sustentam a conduta do professor no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Apresentamos, também, como aspecto de motivação, escolas técnicas de música não formais e as escolas informais de música na cidade de São Paulo, que proporcionam condições evolutivas para o desenvolvimento do estudante, seja em sua técnica, seja em outros aspectos motivacionais, para que ele se sinta instrumentalizado para dar continuidade aos seus estudos no instrumento.This research had as main objective to present elements related to motivation of students of instrument, from beginners to the intermediate level, starting from the following question: What can teachers do so that his student is motivated to practice the instrument? To this end, we take as basis theories of motivation that support teachers’ behavior in the teaching-learning process of the instrument. We also present, as a motivational aspect, non-formal technical music schools and the schools of informal music in the city of São Paulo that provide evolutionary conditions for student’s development, both in their technique and other motivational aspects, so that they develop tools to continue their studies in the instrument.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Ricardo Lima [UNESP]2019-07-25T18:36:13Z2019-07-25T18:36:13Z2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18300900091871133004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:14:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:13:27.927677Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
Motivation factors in the study of the instrument in non-formal music technical schools and informal music schools in the São Paulo City
title Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
spellingShingle Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
Alves, Ricardo Lima [UNESP]
Motivação
Ensino
Trompete
Motivation
Teaching
Trumpet
title_short Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
title_full Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
title_fullStr Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
title_sort Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
author Alves, Ricardo Lima [UNESP]
author_facet Alves, Ricardo Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortz, Graziela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ricardo Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino
Trompete
Motivation
Teaching
Trumpet
topic Motivação
Ensino
Trompete
Motivation
Teaching
Trumpet
description Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar elementos ligados à motivação de estudantes de instrumento, desde o nível iniciante até o intermediário, partindo do seguinte questionamento: O que o professor pode fazer para que o seu aluno seja motivado ao estudo do instrumento? Para este fim, tomamos como embasamento as teorias de motivação que sustentam a conduta do professor no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Apresentamos, também, como aspecto de motivação, escolas técnicas de música não formais e as escolas informais de música na cidade de São Paulo, que proporcionam condições evolutivas para o desenvolvimento do estudante, seja em sua técnica, seja em outros aspectos motivacionais, para que ele se sinta instrumentalizado para dar continuidade aos seus estudos no instrumento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25T18:36:13Z
2019-07-25T18:36:13Z
2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183009
000918711
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/183009
identifier_str_mv 000918711
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129035743526912