A medicina tradicional chinesa em Portugal:estudo de atitudes, hábitos e comportamentos dos não utilizadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1022 |
Resumo: | Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014 |
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A medicina tradicional chinesa em Portugal:estudo de atitudes, hábitos e comportamentos dos não utilizadoresMarketing da SaúdeComportamento do ClienteFocus GroupMedicina Tradicional ChinesaPortugalDissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014Este trabalho tem por principal objetivo compreender o comportamento do consumidor, hábitos e atitudes, identificando as principais razões pelas quais mais pessoas não recorrem à Medicina Tradicional Chinesa em Portugal. Visto esta medicina ter uma maior utilização, despertando cada vez mais o interesse pela sua crescente importância no mercado de prestação de serviços de saúde em Portugal e Resto do Mundo. Relativamente à metodologia foi realizada uma Focus Group, aplicada a um grupo de 5 pessoas, não utilizadores de MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos, com rendimento mensal líquido de 1600€ a 2400€. Os resultados evidenciam que há preocupação com a saúde e o grupo revela ter precauções quanto a esta. Quanto à MTC, existem diversos fatores que condicionam a sua utilização, e em relação ao tema notou-se falta de conhecimento, segundo o grupo a principal condicionante é a falta de divulgação e informação disponível sobre estre tipo de medicina, que se traduz na não compreensão desta, levando a uma consequente rejeição por parte do consumidor. Contudo todos os participantes afirmaram não ter qualquer problema em utilizar e mostraram-se curiosos quanto à acupunctura e respetiva medicina associada. Para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor face às Medicinas Alternativas e MTC, seria importante a realização de um maior número de discussões de Focus Froup com grupos que não recorreram, recorrem e grupos que recorreram, mas já não recorrem à MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos e mais de 40 anos.Pinho, Luis Fé deRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémColaço, Ricardo Jorge Pita2017-09-17T00:30:08Z2014-09-162014-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1022TID:201011395porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:11Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:24.275288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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