Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruão, Ana Francisca de Cabral
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/536
Resumo: O rápido crescimento da actividade de transporte verificado nas últimas décadas deve-se, sobretudo, ao aumento do transporte individual que, estimulado pelos padrões de vida e de consumo da sociedade actual, bem como da sua necessidade, cada vez maior, de mobilidade, tem causado problemas que põem em risco a própria mobilidade, a saúde humana e o meio ambiente. É imprescindível reduzir os efeitos negativos provenientes da utilização excessiva do transporte e consegui-lo sem limitar a mobilidade dos cidadãos é um dos desafios da sociedade moderna – Mobilidade Sustentável. Para tal, é fundamental que se adoptem modos de transportes mais sustentáveis e que seja feita uma utilização mais racional dos veículos privados motorizados. De forma a alcançar estes objectivos é necessário promover soluções e estratégias que visem a optimização da mobilidade gerada por pólos geradores de viagens como as escolas, caracterizados por originar inúmeras viagens pendulares. Pretende-se, com a presente dissertação, estudar a possibilidade de existirem sistemas organizados de Carpooling nas escolas de ensino básico. Neste sentido, foi desenvolvido um projecto na Escola Diogo Cão que incluía, para além da recolha de dados através de inquéritos de mobilidade aos alunos do 2º ciclo do ensino básico de forma a identificar os seus padrões de deslocações, um conjunto de acções de incentivo à adopção de modos de transporte mais sustentável e, em particular, de partilha de automóvel - Carpooling.
id RCAP_9cc5132a4fcdc894121bdfeba390c7e4
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)Padrões de MobilidadePólos Geradores de ViagensMobilidade SustentávelMobilidade EscolarCarpoolingO rápido crescimento da actividade de transporte verificado nas últimas décadas deve-se, sobretudo, ao aumento do transporte individual que, estimulado pelos padrões de vida e de consumo da sociedade actual, bem como da sua necessidade, cada vez maior, de mobilidade, tem causado problemas que põem em risco a própria mobilidade, a saúde humana e o meio ambiente. É imprescindível reduzir os efeitos negativos provenientes da utilização excessiva do transporte e consegui-lo sem limitar a mobilidade dos cidadãos é um dos desafios da sociedade moderna – Mobilidade Sustentável. Para tal, é fundamental que se adoptem modos de transportes mais sustentáveis e que seja feita uma utilização mais racional dos veículos privados motorizados. De forma a alcançar estes objectivos é necessário promover soluções e estratégias que visem a optimização da mobilidade gerada por pólos geradores de viagens como as escolas, caracterizados por originar inúmeras viagens pendulares. Pretende-se, com a presente dissertação, estudar a possibilidade de existirem sistemas organizados de Carpooling nas escolas de ensino básico. Neste sentido, foi desenvolvido um projecto na Escola Diogo Cão que incluía, para além da recolha de dados através de inquéritos de mobilidade aos alunos do 2º ciclo do ensino básico de forma a identificar os seus padrões de deslocações, um conjunto de acções de incentivo à adopção de modos de transporte mais sustentável e, em particular, de partilha de automóvel - Carpooling.In recent decades, there has been a rapid growth in transport activity and, in particular, private transport, stimulated by the living standards and consumption of contemporary society, as well as the need of mobility increases, which has caused problems that threaten the mobility, human health and the environment. It is crucial to reduce the negative impact of transport excessive use and achieve it without restricting the citizen’s mobility is one of the challenges of modern society - Sustainable Mobility. Therefore, it is essential to adopt more sustainable transport modes as well as making a more reasonable use of private motor vehicles. In order to reach these goals is necessary to encourage solutions and strategies to optimize the mobility produced by trip-generators zones such as schools, which are responsible for several commuting trips. We intend, with this dissertation, to study the possible existence of organized systems of Carpooling in elementary schools. In this sense, there was a project at the School Diogo Cão, which included, in addition to collecting data through mobility surveys to students in the 2nd cycle of basic education in order to identify their movement patterns, a set of incentives to adoption of more sustainable transport modes, in particular, Carpooling.2011-09-20T09:53:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/536porRuão, Ana Francisca de Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:19.352414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
title Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
spellingShingle Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
Ruão, Ana Francisca de Cabral
Padrões de Mobilidade
Pólos Geradores de Viagens
Mobilidade Sustentável
Mobilidade Escolar
Carpooling
title_short Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
title_full Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
title_fullStr Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
title_full_unstemmed Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
title_sort Padrões de Mobilidade e Carpooling Escolar: O caso dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Cão (Vila Real)
author Ruão, Ana Francisca de Cabral
author_facet Ruão, Ana Francisca de Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruão, Ana Francisca de Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões de Mobilidade
Pólos Geradores de Viagens
Mobilidade Sustentável
Mobilidade Escolar
Carpooling
topic Padrões de Mobilidade
Pólos Geradores de Viagens
Mobilidade Sustentável
Mobilidade Escolar
Carpooling
description O rápido crescimento da actividade de transporte verificado nas últimas décadas deve-se, sobretudo, ao aumento do transporte individual que, estimulado pelos padrões de vida e de consumo da sociedade actual, bem como da sua necessidade, cada vez maior, de mobilidade, tem causado problemas que põem em risco a própria mobilidade, a saúde humana e o meio ambiente. É imprescindível reduzir os efeitos negativos provenientes da utilização excessiva do transporte e consegui-lo sem limitar a mobilidade dos cidadãos é um dos desafios da sociedade moderna – Mobilidade Sustentável. Para tal, é fundamental que se adoptem modos de transportes mais sustentáveis e que seja feita uma utilização mais racional dos veículos privados motorizados. De forma a alcançar estes objectivos é necessário promover soluções e estratégias que visem a optimização da mobilidade gerada por pólos geradores de viagens como as escolas, caracterizados por originar inúmeras viagens pendulares. Pretende-se, com a presente dissertação, estudar a possibilidade de existirem sistemas organizados de Carpooling nas escolas de ensino básico. Neste sentido, foi desenvolvido um projecto na Escola Diogo Cão que incluía, para além da recolha de dados através de inquéritos de mobilidade aos alunos do 2º ciclo do ensino básico de forma a identificar os seus padrões de deslocações, um conjunto de acções de incentivo à adopção de modos de transporte mais sustentável e, em particular, de partilha de automóvel - Carpooling.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-09-20T09:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/536
url http://hdl.handle.net/10348/536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140131495936