Mobilidade urbana sustentável : a influência do individualismo e coletivismo no carpooling
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11740 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. |
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Cavalcanti, Ramon do NascimentoAbreu, Alexandre Maduro deCAVALCANTI, Ramon do Nascimento. Mobilidade urbana sustentável: a influência do individualismo e coletivismo no carpooling. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11740Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.O crescimento populacional e êxodo rural concentraram pessoas nas metrópoles do Brasil. Essa concentração aumentou a demanda por transporte. Na maioria das cidades grande parte da demanda foi atendida por automóveis, o que gerou excesso de veículos e suas consequências. Em resposta disso, cresce o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável nas grandes metrópoles. A carona ou “carpooling” é um meio de mobilidade urbana sustentável que está se desenvolvendo no mundo. Assim, o presente estudo buscou identificar a influência da cultura local na intenção de oferecer ou pegar carona. Realizou-se uma pesquisa quantitativa aplicada na Universidade de Brasília (UNB), por meio de “survey” em escala Likert, e que obteve 339 questionários válidos. Após isso foi feito a Análise Descritiva e Inferencial. Verificou-se que o perfil cultural tende ao individualismo e que os alunos possuem alta intenção de carona, e fariam isso para dividir os custos. Todavia não constatou-se que não a relação entre perfil cultural e intenção de carona. Identificou-se que fatores como: ser mulher; se deslocar por ônibus, metrô, bicicleta ou a pé; residir distante da UNB se relacionam positivamente com intenção de carona. Observou-se que, apesar de a intenção de carona ser alta, somente 4,1% dos alunos se deslocam por carona e que 49,6% se deslocariam para economizar dinheiro. Assim conclui-se que a UNB é uma universidade favorável ao carpooling que poderia implantar como política um programa de carpooling universitário com incentivos e um sistema que possibilite transações financeiras entre motorista e carona. Sugere-se que próximos estudos realizem essa pesquisa outras universidades.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-26T18:42:15Z No. of bitstreams: 1 2015_RamondoNascimentoCavalcanti.pdf: 1398004 bytes, checksum: 4f2cb1e95e6aa903f2b304497e138d98 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-01-27T12:41:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_RamondoNascimentoCavalcanti.pdf: 1398004 bytes, checksum: 4f2cb1e95e6aa903f2b304497e138d98 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-27T12:41:16Z (GMT). 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