O estatuto do homem na publicidade em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21793 |
Resumo: | As representações sociais de género nos media têm um particular interesse social e académico, porque interagem com a própria realidade social e contribuem para a formação de novos sentidos e valores relativamente ao papel social do homem e da mulher. Desta forma, desenvolveu-se uma análise qualitativa ao conteúdo de imagens publicitárias, em que o objetivo foi contribuir para a compreensão do papel social do homem e da sua representação na publicidade, bem como perceber se a publicidade apresenta caraterísticas que evidenciam determinadas masculinidades e estabelecem diferenças de poder entre diferentes indivíduos (homem e mulher; homem e homem). Os resultados obtidos nesta análise demonstram que a publicidade se serve de todos os meios icónicos em função dos objetivos a que se propõe, dos conhecimentos e das ferramentas de que dispõe no seu contexto. Além disso, a análise das imagens publicitárias mostra que a representação do homem tem abandonado o uso de estereótipos de género depreciativos e mostra o homem num contexto mais abrangente em termos das atividades e produtos aos quais está associado. |
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As representações sociais de género nos media têm um particular interesse social e académico, porque interagem com a própria realidade social e contribuem para a formação de novos sentidos e valores relativamente ao papel social do homem e da mulher. Desta forma, desenvolveu-se uma análise qualitativa ao conteúdo de imagens publicitárias, em que o objetivo foi contribuir para a compreensão do papel social do homem e da sua representação na publicidade, bem como perceber se a publicidade apresenta caraterísticas que evidenciam determinadas masculinidades e estabelecem diferenças de poder entre diferentes indivíduos (homem e mulher; homem e homem). Os resultados obtidos nesta análise demonstram que a publicidade se serve de todos os meios icónicos em função dos objetivos a que se propõe, dos conhecimentos e das ferramentas de que dispõe no seu contexto. Além disso, a análise das imagens publicitárias mostra que a representação do homem tem abandonado o uso de estereótipos de género depreciativos e mostra o homem num contexto mais abrangente em termos das atividades e produtos aos quais está associado. |
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