A consistência na Comunicação Integrada de Marketing no relacionamento cliente-organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11877 |
Resumo: | Esta investigação visa examinar o impacto da perceção da consistência na Comunicação Integrada de Marketing (CIM) nas variáveis relacionais referenciadas na literatura: confiança, compromisso e lealdade. Estas variáveis foram consideradas determinantes para um relacionamento mútuo e duradouro entre cliente-organização, no sector sem fins lucrativos, mais especificamente, em bibliotecas académicas. Para alcançar o objetivo pré-estabelecido, os dados foram obtidos a partir de um questionário de 18 itens, em escala Likert de 1 a 5, analisados através dos Softwares SPSS e AMOS, ambos v.28. A população inquirida foi o público-alvo do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (SIBI-IFAM), Brasil, nos seus funcionários, considerados os Docentes e Técnicos administrativos em Educação. Devido aos constrangimentos causados pelo Covid-19, a amostra ficou limitada em 175 inquiridos. Os resultados mostraram que a perceção da consistência na CIM, impacta diretamente na confiança e, indiretamente, no compromisso por meio da confiança e ambos, confiança e compromisso, intensificam a lealdade. A investigação contribuiu para a compreensão da CIM e da sua importância para o desenvolvimento de estratégias e ferramentas de Marketing Relacional (MR) no sector sem fins lucrativos. Limitações são reconhecidas, ao se terem considerado, apenas, o impacto de quatro variáveis estudadas e a dimensão da amostra. Sugere-se investigações adicionais usando amostras maiores, para maior possibilidade de generalização dos resultados, e investigação em outros tipos organizações do sector sem fins lucrativos e culturas, para aprimorar e fortalecer o corpo de conhecimento em CIM e do seu impacto no MR. |
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A consistência na Comunicação Integrada de Marketing no relacionamento cliente-organizaçãoUma investigação no Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AmazonasBiblioteca AcadémicaCompromissoConfiançaConsistência Na Comunicação IntegradaLealdadeMarketing RelacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingEsta investigação visa examinar o impacto da perceção da consistência na Comunicação Integrada de Marketing (CIM) nas variáveis relacionais referenciadas na literatura: confiança, compromisso e lealdade. Estas variáveis foram consideradas determinantes para um relacionamento mútuo e duradouro entre cliente-organização, no sector sem fins lucrativos, mais especificamente, em bibliotecas académicas. Para alcançar o objetivo pré-estabelecido, os dados foram obtidos a partir de um questionário de 18 itens, em escala Likert de 1 a 5, analisados através dos Softwares SPSS e AMOS, ambos v.28. A população inquirida foi o público-alvo do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (SIBI-IFAM), Brasil, nos seus funcionários, considerados os Docentes e Técnicos administrativos em Educação. Devido aos constrangimentos causados pelo Covid-19, a amostra ficou limitada em 175 inquiridos. Os resultados mostraram que a perceção da consistência na CIM, impacta diretamente na confiança e, indiretamente, no compromisso por meio da confiança e ambos, confiança e compromisso, intensificam a lealdade. A investigação contribuiu para a compreensão da CIM e da sua importância para o desenvolvimento de estratégias e ferramentas de Marketing Relacional (MR) no sector sem fins lucrativos. Limitações são reconhecidas, ao se terem considerado, apenas, o impacto de quatro variáveis estudadas e a dimensão da amostra. Sugere-se investigações adicionais usando amostras maiores, para maior possibilidade de generalização dos resultados, e investigação em outros tipos organizações do sector sem fins lucrativos e culturas, para aprimorar e fortalecer o corpo de conhecimento em CIM e do seu impacto no MR.This research aims to examine the impact of the perception of consistency in Integrated Marketing Communication (IMC) on the relational variables referenced in the literature: trust, commitment and loyalty. These variables were considered determinants for a mutual and lasting customer-organisation relationship in the nonprofit sector, more specifically, in academic libraries. To achieve the preestablished objective, data were obtained from a questionnaire of 18 items, on a Likert scale from 1 to 5, analysed using the SPSS and AMOS Softwares, both v.28. The surveyed population was the target audience of the Integrated Library System of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Brazil, and its employees, considered Docents and Administrative Technicians in Education. Due to the constraints caused by Covid-19, the sample was limited in 175 respondents. The results showed that the perception of consistency in the IMC impacts directly on trust and, indirectly, on commitment through trust and both, trust and commitment, intensify loyalty. The research has contributed to the understanding of IMC and its importance for the development of Relationship Marketing (RM) strategies and tools in the not-for-profit sector. Limitations are acknowledged in having only considered the impact of four variables studied and the sample size. Further research using larger samples is suggested, for greater possibility of generalizing the results, and research in other types of non-profit sector organizations and cultures, to enhance and strengthen the body of knowledge on IMC and its impact on RM.Pereira, Carla Alexandra BarbosauBibliorumSouza, Oziane Romualdo de2022-01-17T17:04:12Z2021-11-232021-10-072021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11877TID:202858715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:33.943552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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