A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27062 |
Resumo: | 1.Caracterização e enquadramento da Escola Pedro d’Orey da Cunha, assim como da turma do 9º A. 2. Análise crítica e literária do relato da criação 1, 2 – 4ª, que servirá de fundamentação bíblica ao tema “A dignidade da Vida Humana”. 3. Reflexão antropológico – teológica sobre o mistério da pessoa humana, como ser criado à imagem e semelhança de Deus, chamada, pela relação filial em Jesus Cristo, a participar da dignidade divina. 4. Uma leitura da cultura atual e uma abordagem sobre a conceção do Papa Francisco da escola e do que deve ser a educação. A escola como espaço de formação integral da pessoa humana e lugar onde se cultiva a memória que alimenta a esperança. 5. Proposta de planificação para uma aula de 45 minutos, onde se propõe pôr em prática as orientações pedagógicas do Papa Francisco, de modo a saber tomar a defesa e a promover a dignidade da vida humana. |
id |
RCAP_9ce0bbc3b72f95784e715aa8c6b9d6ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27062 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridadeDignidade humanaRelaçãoFormação integralMemóriaRecordarEsperançaDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião1.Caracterização e enquadramento da Escola Pedro d’Orey da Cunha, assim como da turma do 9º A. 2. Análise crítica e literária do relato da criação 1, 2 – 4ª, que servirá de fundamentação bíblica ao tema “A dignidade da Vida Humana”. 3. Reflexão antropológico – teológica sobre o mistério da pessoa humana, como ser criado à imagem e semelhança de Deus, chamada, pela relação filial em Jesus Cristo, a participar da dignidade divina. 4. Uma leitura da cultura atual e uma abordagem sobre a conceção do Papa Francisco da escola e do que deve ser a educação. A escola como espaço de formação integral da pessoa humana e lugar onde se cultiva a memória que alimenta a esperança. 5. Proposta de planificação para uma aula de 45 minutos, onde se propõe pôr em prática as orientações pedagógicas do Papa Francisco, de modo a saber tomar a defesa e a promover a dignidade da vida humana.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, António Jorge Ferreira2019-03-11T16:18:25Z2018-02-072018-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27062TID:201890321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:38.812830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
title |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
spellingShingle |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade Lopes, António Jorge Ferreira Dignidade humana Relação Formação integral Memória Recordar Esperança Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
title_full |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
title_fullStr |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
title_sort |
A dignidade da vida humana : na unidade letiva 1, no nono ano de escolaridade |
author |
Lopes, António Jorge Ferreira |
author_facet |
Lopes, António Jorge Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia Ambrosio, Juan Francisco Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, António Jorge Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dignidade humana Relação Formação integral Memória Recordar Esperança Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Dignidade humana Relação Formação integral Memória Recordar Esperança Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
1.Caracterização e enquadramento da Escola Pedro d’Orey da Cunha, assim como da turma do 9º A. 2. Análise crítica e literária do relato da criação 1, 2 – 4ª, que servirá de fundamentação bíblica ao tema “A dignidade da Vida Humana”. 3. Reflexão antropológico – teológica sobre o mistério da pessoa humana, como ser criado à imagem e semelhança de Deus, chamada, pela relação filial em Jesus Cristo, a participar da dignidade divina. 4. Uma leitura da cultura atual e uma abordagem sobre a conceção do Papa Francisco da escola e do que deve ser a educação. A escola como espaço de formação integral da pessoa humana e lugar onde se cultiva a memória que alimenta a esperança. 5. Proposta de planificação para uma aula de 45 minutos, onde se propõe pôr em prática as orientações pedagógicas do Papa Francisco, de modo a saber tomar a defesa e a promover a dignidade da vida humana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-07 2018-02-07T00:00:00Z 2019-03-11T16:18:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27062 TID:201890321 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27062 |
identifier_str_mv |
TID:201890321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131917735428096 |