Internacionalização do setor vinícola: o caso da região das Beiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Ana Paula Baptista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9927
Resumo: Numa economia cada vez mais interdependente e sem fronteiras a expansão internacional deixou de ser exclusiva das grandes multinacionais, estendendose a PME’s (Pequenas e Médias Empresas) que se internacionalizam cada vez mais cedo. Internacionalizar-se representa incerteza e risco, obrigando a uma contínua aprendizagem e à reintrodução de conhecimento e experiência nas dinâmicas empresariais. Através de um estudo exploratório realizado com empresas do setor vitivinícola da região das Beiras, apresentamos uma análise detalhada das caraterísticas dessas empresas e dos seus gestores, procurando identificar e descrever as motivações e barreiras que condicionam as estratégias de internacionalização do setor dos vinhos. Os dados deste estudo permitem ainda identificar os modos preferenciais de entrada nos mercados de destino bem como as principais aprendizagens efetuadas com as experiencias de internacionalização. Num setor crescentemente competitivo é vital adaptar-se às mudanças ambientais, explorando novas ideias e processos e desenvolvendo novos produtos para os mercados emergentes, sem nunca perder de vista a rentabilização dos produtos já consolidados. Partindo da revisão alargada da literatura mais recente e conjugando com os dados recolhidos, é proposto um modelo conceptual que procura descrever as relações entre um conjunto de características das empresas e o sucesso das atividades de internacionalização. A importância da liderança, a necessidade de inovação constante, o estabelecimento de alianças e a integração em redes de parceiros são algumas das conclusões deste estudo, que contribui para uma visão global e integradora, apontando pistas para o sucesso das estratégias de internacionalização no setor vitivinícola.
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