Livre escolha da escola : o caso do cheque-ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sara Zagalo das
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12414
Resumo: Na presente dissertação, propomo-nos apresentar uma análise completa e rigorosa sobre a liberdade de escolha da escola, especificando o caso do cheque-ensino, de modo a aprofundar e clarificar o que esta problemática implica. Para tal, enquadramos o tema no âmbito das perspetivas do mercado educativo, originárias da influência neoliberal e contextualiza-mo-lo sob o ponto de vista dos desafios originados pelas sociedades democráticas, dos quais a democratização do ensino e a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso ao sistema educativo fazem parte. A crescente preocupação sobre o tema, sentida em Portugal, e o contexto em que esta surge, é também objetivo desta dissertação. Como meio de entender melhor as implicações relativas ao cheque-ensino, será analisada a aplicação de sistemas de financiamento do tipo cheque-ensino em alguns países – Estados Unidos da América, Chile e Suécia -, tentando perceber quais os efeitos sentidos. De entre os principais efeitos negativos que podem advir da aplicação de políticas de liberdade de escolha, o aumento da segregação socioeconómica dos alunos nas escolas e a incapacidade de resposta da escola pública perante o mercado competitivo são os mais referidos pelos diversos autores estudados.
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