Inadaptação escolar e estrutura educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Carlos Meireles
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9760
Resumo: A reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e em 1980 o governo pôs em discussão pública uma proposta para que houvesse uma lei de bases do sistema educativo em Portugal. Nesse contexto reflecte-se sobre as finalidades e objectivos para o sistema educativo, o que se pretende com a educação na sociedade, que democratização queremos construir com uma educação permanente onde todos e cada um tenham oportunidade de aprender a encontrar o seu lugar na sociedade. Aplica-se o conceito de adaptação e inadaptação às escolas segregadoras que temos, constatando a sua inadaptação ao não aceitar à partida cerca de 5% das crianças com dificuldades e por ir segregando em cada nível cerca de 30% das que vão restando. Defende-se que a estrutura educativa se deve diversificar deixando de oferecer a mesma educação igual para todos de modo a que se torne a melhor educação para cada um: numa educação básica para todos desde os 4 anos de idade que vá integrando acções educativas diversificadas de tipo escolar, extra-escolar e pré-profissional; seguida de um ensino médio diversificado em áreas de educação e formação; culminando no ensino superior universitário. E que todo o sistema educativo seja integrador: que acolha cada um como é e o prepare o melhor possível para que seja capaz de encontrar um lugar na sociedade.
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