Crianças surdas e a intervenção pelas línguas (língua portuguesa e língua gestual portuguesa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornelas, Susete de Góis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18015
Resumo: Vamos dar a conhecer um projeto de mestrado intitulado “Crianças surdas e a intervenção pelas línguas (língua portuguesa e a língua gestual portuguesa)”. “Perceber para intervir”. O trabalho foi realizado com 11 crianças surdas, na escola básica de São Bartolomeu, em Coimbra, com o objetivo de tentar perceber quais as metodologias usadas para o ensino da leitura e da escrita com compreensão crianças surdas. Embora, a surdez não impede que o indivíduo surdo leia e escreva com compreensão, e que cabe, não só, mas principalmente à educação na escola. A sua finalidade é a de compreender e descrever essas mesmas conceções, os aspetos facilitadores e os obstáculos que encontram à “inclusão” de alunos com necessidades educativas especiais na escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos (EREBAS) já mencionado. As questões de partida foram as seguintes: 1) Qual a opinião dos professores em estudo sobre das crianças surdas e com multideficiência na sala de aula? 2) Quais as práticas dos professores do estudo para responder às necessidades dos alunos com NEE? 3) Qual é, na opinião dos professores em estudo, o impacto da presença de alunos com NEE? Será que hoje em dia existe a inclusão ou a segregação nas escolas? Será que é importante para as crianças surdas os professores usarem a língua gestual portuguesa? É fácil comunicar de tal maneira que todos nos entendam?
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