A teoria da mente em indivíduos socialmente ansiosos e não ansiosos – avaliação da dimensão sócio-percetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Patrícia Isabel Paulino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/9971
Resumo: Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
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spelling A teoria da mente em indivíduos socialmente ansiosos e não ansiosos – avaliação da dimensão sócio-percetivaTeoria da menteAnsiedade socialDéficesSócio-percetivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017A compreensão acerca do que o ser humano pensa, da forma como age e da forma como interpreta o mundo tem despertado a curiosidade da comunidade científica. A Teoria da Mente assume particular importância na explicação do mecanismo que permite a reflexão, compreensão e predição tanto do próprio comportamento, como do outro. Dentro dos vários modelos que abordam a Teoria da Mente, o mais estudado é o que diferencia duas componentes: a sócio-percetiva e a sócio-cognitiva. A primeira compreende a capacidade de descodificar o estado mental dos outros, baseando-se nas pistas sociais. A segunda refere-se à capacidade de raciocinar acerca dos estados mentais dos outros, de modo a inferir ou predizer as suas ações. Na presença da ansiedade social, podem ser detetados alguns défices, principalmente ao nível da componente sócio-percetiva, na medida em que os indivíduos parecem ter dificuldade em prever com exatidão os estados mentais dos outros. Este estudo tem, assim, como objetivo verificar a existência de um compromisso na leitura de pistas sociais em indivíduos identificados como sendo socialmente ansiosos. O estudo foi efetuado em dois momentos. No primeiro recolheram-se 177 respostas para apurar indivíduos com ansiedade social. O segundo incluiu a aplicação de uma bateria de provas, para aplicação de critérios de exclusão da amostra final e para garantir a homogeneidade cognitiva dos sujeitos. A amostra final ficou composta por 39 participantes, dos quais 24 integravam o grupo de controlo e 15 o grupo de participantes ansiosos, que responderam ao Reading the Mind in the Eyes Test. Contrariamente ao preconizado pela teoria, os principais resultados não demonstraram a existência de défices na leitura de pistas sociais nos indivíduos socialmente ansiosos, o que pressupõe que o défice observado na literatura possa ter origem na dimensão sócio-cognitva.Gomes, Alexandra Isabel Cabral da SilvaSapientiaCorreia, Patrícia Isabel Paulino2017-09-18T10:36:39Z2017-05-3120162017-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9971TID:201709503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:46.112130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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