O pensamento algébrico na resolução de problemas com sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas em alunos do 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Vanda Cristina de Caria, 1973-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27933
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling O pensamento algébrico na resolução de problemas com sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas em alunos do 8º ano de escolaridadePensamento matemáticoEquaçõesSímboloRepresentaçõesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente estudo pretendeu compreender o pensamento algébrico de alunos do 8.º ano de escolaridade na resolução de problemas com sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas. Com este intuito, procurei compreender os significados que atribuíram à simbologia matemática e quais as principais dificuldades que revelaram, apurar qual(is) a(s) estratégia(s) mais utilizada(s) na resolução de problemas e perceber as razões dessa escolha e, por fim, compreender as principais dificuldades associadas à tradução e à resolução de situações contextualizadas ou não. O estudo assenta num paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem mista, usando dados quantitativos e qualitativos. Posicionei-me como observadora participante e os principais métodos de recolha de dados foram a observação direta, a recolha das produções escritas dos alunos, as entrevistas e um questionário anónimo. A turma esteve envolvida na realização das tarefas, no entanto, selecionei quatro pares de alunos para aprofundamento do estudo, aos quais realizei entrevistas em dois momentos da intervenção letiva. A análise dos dados seguiu a análise de conteúdo. As questões de natureza ética foram consideradas neste estudo. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos desenvolveram o pensamento algébrico. A maioria revelou ter sentido de símbolo, estando a principal dificuldade ligada ao formalismo do método de substituição. O sentido de variável estava bem desenvolvido, mas os alunos apresentaram dificuldades na atribuição de significado à incógnita quando esta não era explicitada no enunciado. A representação algébrica foi a mais escolhida pelos alunos e a principal razão apontada para esta escolha foi o saber/controlar o que estavam a fazer. Os alunos demonstraram maior facilidade na interpretação e resolução de problemas de índole geométrica e nas situações descontextualizadas. A interpretação das situações dos problemas verbais que traduzem situações próximas ao quotidiano foram dificuldades acrescidas, não pelo contexto, mas sim pela definição das variáveis.This study aimed to understand the algebraic thinking of students of the 8th grade in solving problems with systems of two equations of 1st degree with two unknowns. To this end, I sought to understand the meanings they attributed to the mathematical symbols and the main difficulties they revealed, in order to determine and understand which strategy(s) is/are most used to solve problems and the reasons for that choice and finally to recognize the main difficulties associated with the translation and resolution of contextualized situations or not. The study is based on an interpretative paradigm, following a mixed approach, using quantitative and qualitative data. I positioned myself as a participant observer and the main data collection methods were direct observation, collection of written productions of the students, interviews and an anonymous questionnaire. The class was involved in the tasks; however, I selected four pairs of students for further study, to whom I conducted interviews in two moments of the teaching intervention. Data analysis followed the content analysis. Ethical issues were considered in this study. The results obtained show that the students developed algebraic thinking. Most of them have revealed knowing the sense of symbol and the main difficulty shown is linked to the formalism of the replacement method. The sense of variable was well developed, but the students had difficulties in assigning meaning to the unknown when it was not made explicit in the statement. The algebraic representation was the most chosen by the students and the main reason given for this choice was the knowledge/control of knowing what they were doing. Students demonstrated greater competence in interpretation and resolution of geometric problems and decontextualized situations. The interpretation of the situations of verbal problems which translate situations close to everyday life were added difficulties, not due to the context, but due to the definition of the variables.Santos, Leonor, 1949-Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaPatrício, Vanda Cristina de Caria, 1973-2017-06-01T12:51:27Z20162016-10-072016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27933TID:201694980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:11.413028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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