Ensino e aprendizagem de equações do 1º grau com contributo da tecnologia : análise das aprendizagens e das dificuldades de alunos do 7º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24613 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2016 |
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Ensino e aprendizagem de equações do 1º grau com contributo da tecnologia : análise das aprendizagens e das dificuldades de alunos do 7º ano de escolaridadeÁlgebraEquaçõesAprendizagemTecnologiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2016Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Introdução à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino da Matemática. O domínio matemático sobre o qual incidiu foi a Álgebra, em específico debrucei-me sobre as equações do 1.º grau lecionadas no 7.º ano de escolaridade. As aulas da intervenção que realizei decorreram ao longo de três semanas e nelas foram estudadas as equações do 1.º grau, desde a introdução até ao início da resolução de problemas. Desenvolvi tarefas para os alunos explorarem com os seus pares e discutirem em grupo turma e, em termos de opções metodológicas, a minha intervenção foi caracterizada pela predominância do método exploratório, pela criação de diferentes momentos de aula, pela utilização de materiais diversificados e pela inclusão da utilização da tecnologia em sala de aula. Para concretizar a inclusão da tecnologia nas aulas de matemática, desenvolvi um programa computacional que designei de Solver, com o qual os alunos resolveram equações. A intervenção letiva que realizei integrou uma componente de estudo de cariz investigativo, cujas questões orientadoras foram: que aprendizagens os alunos manifestam no estudo das equações do 1.º grau, que dificuldades revelam e qual o contributo da tecnologia, neste caso do programa computacional Solver, para a sua aprendizagem. Ao nível dos resultados obtidos, este estudo mostra que os alunos manifestam aprendizagens ao nível de conceitos como o de incógnita ou de equação, bem como na resolução de equações, nomeadamente na redução de termos semelhantes e na aplicação dos princípios de equivalência, entre outras. Em termos de dificuldades, sobressaíram as dificuldades relacionadas com a interpretação de monómios e com a sua manipulação algébrica. Relativamente à utilização da tecnologia nas aulas de Matemática, este estudo comprova a sua utilidade e a boa aceitação que tem por parte dos alunos.This report was developed in the Course of Introdução à Prática Profissional IV of the Master in Mathematics Teaching. The mathematical domain focused was Algebra, I specifically worked with the 1st degree equations taught in 7th grade. The math classes of my teaching intervention took place over three weeks, and throughout those, 1st degree equations were studied from the introduction, through the beginning of problem solving. I developed tasks to explore, both within each couple of students and with the whole class as a group. In terms of methodology, my intervention was characterized by the predominance of the exploratory method, by the creation of diverse class stages, by the use of diverse materials and by the inclusion of technology in the classroom. To achieve the latter, I developed a computer program that I named Solver, which students used to solve equations. In my intervention I considered a study component, investigative in nature, which had the following guiding questions: which learnings the students achieve in the study of 1st degree equations, which difficulties they experience, and what was the contribution of technology in their learning. Concerning the results, the study reveals that students show successful mathematical learnings, particularly in the understanding of concepts like the unknown or equation and in the process of solving equations – adding similar terms and applying equivalent principles, among others. The study also shows that some of the hardships that, students experienced are related with the interpretation of terms and also with its algebraic manipulation. Regarding the use of technology in math classes, this study shows its usefulness and good acceptance by the students.Guimarães, Henrique Manuel, 1951-2022Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Hugo Ricardo Pereira de, 1979-2016-09-01T10:26:56Z20162016-07-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24613TID:201694859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:30:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:30:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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