A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10544 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_9d416040bcda69016a0b81034caabbf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de LisboaComprometimento AfetivoComprometimento NormativoComprometimento CalculativoRecompensas ExtrínsecasRecompensas IntrínsecasSatisfação no TrabalhoAffective CommitmentNormative CommitmentCalculative CommitmentExtrinsic RewardsIntrinsic RewardsJob SatisfactionMestrado em Gestão de Recursos HumanosMuitos dos esforços da Gestão de Recursos Humanos se centram no desenvolvimento de políticas e procedimentos que promovam a satisfação dos seus colaboradores, sobretudo pela estreita relação desta com o comprometimento individual e o desempenho global das organizações. Neste sentido, é relevante estudar em que medida os colaboradores se encontram satisfeitos com o sistema de recompensas vigente e com o trabalho e, de que modo essa satisfação afeta o seu comprometimento com a organização. O setor hoteleiro constitui um interessante trabalho sobre esta temática na medida em que, por um lado, possui algumas especificidades que o tornam pouco atraente em termos de emprego, nomeadamente, a forte sazonalidade associada a baixos níveis salariais e uma pesada carga horária o que tende a afetar negativamente a satisfação dos seus colaboradores. Partindo de uma amostra de 229 trabalhadores do setor da hotelaria na região de Lisboa, desenvolveu-se um estudo quantitativo para avaliar a satisfação dos colaboradores quer com o sistema de recompensas quer com o trabalho em geral e a relação entre essas medidas de satisfação e o comprometimento dos colaboradores. Os participantes no estudo mostraram estar satisfeitos quer com as recompensas intrínsecas quer com as extrínsecas que lhes são atribuídas. Verificou-se que a satisfação global com o trabalho estava associada às três componentes do comprometimento organizacional, nomeadamente, o comprometimento normativo, o comprometimento afetivo e o comprometimento calculativo. Os resultados deste estudo empírico apontaram para uma relação positiva entre a satisfação com as recompensas extrínsecas e intrínsecas e o comprometimento afetivo e normativo.Many efforts of the Human Resource Management focus on the development of policies and procedures and those promote the satisfaction of the employees, particularly by the close relationship of this with the individual commitment and the overall performance of the organizations. In this sense, it is relevant to study the extent to which employees are satisfied with the current reward system in particular and the work, in general, how the satisfaction affects their commitment with the organization. The hospitality industry is an interesting case study on this subject, the extent that has some special features that make it unattractive in terms of employment, in particular, the strong seasonality associated with low wages and a heavy workload which tends to adversely affect the satisfaction of its employees. We used a sample of 229 workers in the hospitality industry in the Lisbon region, a quantitative study was developed to evaluate employee satisfaction with either the reward system or with the work in general and the relationship between these measures of satisfaction and commitment of employees. The participants in the study showed to be satisfied with either extrinsic or intrinsic rewards allocated to them. It was found that overall job satisfaction was influenced by three components of organizational commitment, namely, normative commitment, affective commitment and calculative commitment. The results of this empirical study indicated a positive relationship between satisfaction with the extrinsic rewards and intrinsic rewards and affective commitment and normative commitment.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandez Conde, Maria del PilarRepositório da Universidade de LisboaAndrade, Lauro Simões2015-12-30T13:27:42Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10544porAndrade, Lauro Simões (2015). "A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:59.412532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
title |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
spellingShingle |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa Andrade, Lauro Simões Comprometimento Afetivo Comprometimento Normativo Comprometimento Calculativo Recompensas Extrínsecas Recompensas Intrínsecas Satisfação no Trabalho Affective Commitment Normative Commitment Calculative Commitment Extrinsic Rewards Intrinsic Rewards Job Satisfaction |
title_short |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
title_full |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
title_fullStr |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
title_full_unstemmed |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
title_sort |
A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa |
author |
Andrade, Lauro Simões |
author_facet |
Andrade, Lauro Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandez Conde, Maria del Pilar Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Lauro Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comprometimento Afetivo Comprometimento Normativo Comprometimento Calculativo Recompensas Extrínsecas Recompensas Intrínsecas Satisfação no Trabalho Affective Commitment Normative Commitment Calculative Commitment Extrinsic Rewards Intrinsic Rewards Job Satisfaction |
topic |
Comprometimento Afetivo Comprometimento Normativo Comprometimento Calculativo Recompensas Extrínsecas Recompensas Intrínsecas Satisfação no Trabalho Affective Commitment Normative Commitment Calculative Commitment Extrinsic Rewards Intrinsic Rewards Job Satisfaction |
description |
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30T13:27:42Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10544 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Andrade, Lauro Simões (2015). "A relação entre satisfação com as recompensas, comprometimento organizacional e satisfação no trabalho : um estudo no sector da hotelaria em quatro hoteis na região de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554511448768512 |