A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Liliana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5564
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Intervenção Precoce
id RCAP_9d4d53d58b7d8349724dc7edb82e8cb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolarQualidadeContexto educativoEducação pré-escolarEnvolvimentoQualityEducational contextPreschool educationInvolvementDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Intervenção PrecoceEste trabalho apresenta um estudo sobre o impacto da qualidade do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em idade pré-escolar. A literatura indica que as crianças que frequentam contextos educativos de melhor qualidade apresentam níveis mais elevados de envolvimento, o que gera aprendizagem. O objetivo deste estudo consiste em analisar a relação existente entre a qualidade do contexto educativo e as aprendizagens das crianças, avaliadas através do envolvimento das crianças nas atividades. Para o efeito participaram 9 salas de jardim de infância e 54 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. A recolha de dados foi realizada no contexto educativo das crianças, sendo avaliada a qualidade do contexto através da ECERS-R e o envolvimento das crianças nas atividades através da Escala de Envolvimento da Criança. Foram ainda usados registos de observação, de forma a melhor compreender e explicar os resultados quantitativos do estudo. Os resultados mostram uma relação significativa positiva entre a qualidade do contexto educativo e o nível de envolvimento das crianças nas atividades. Evidenciam ainda uma relação significativa entre a qualidade das atividades e da interação adulto/criança e o nível de envolvimento das crianças. Torna-se, assim, fundamental investir na qualidade da educação de infância em prol dos benefícios que isso traz para a vida das crianças.ABSTRACT This article presents a study on the impact of quality of the educational context in the learning of children of preschool age. The literature indicates that children who attend educational settings of better quality have higher levels of involvement, which leads to learning. The aim of this study is to analyze the relationship between the quality of the learning environment and the children’s learning, assessed through children’s involvement in the activities. To this end, 9 preschool classrooms and 54 children between the ages of 3 and 5 participated. Data collection was carried out in the educational context of children, the quality of the context being evaluated through ECERS-R and the children’s involvement in the activities by the Child Involvement Scale. They were also used field notes, in order to better understand and explain the quantitative results of the study. The results show a significant positive relationship between the quality of the educational context and the level of children’s involvement in the activities. They also show a significant relationship between the quality of activities and the adult / child interaction and the level of children’s involvement. It is therefore essential to invest in the quality of early childhood education for the benefits it brings to children’s future lives.Lino, DalilaRCIPLJacinto, Liliana2016-01-18T15:04:06Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5564TID:201340771porJacinto, L. (2015). A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:48.336227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
title A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
spellingShingle A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
Jacinto, Liliana
Qualidade
Contexto educativo
Educação pré-escolar
Envolvimento
Quality
Educational context
Preschool education
Involvement
title_short A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
title_full A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
title_fullStr A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
title_full_unstemmed A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
title_sort A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
author Jacinto, Liliana
author_facet Jacinto, Liliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Contexto educativo
Educação pré-escolar
Envolvimento
Quality
Educational context
Preschool education
Involvement
topic Qualidade
Contexto educativo
Educação pré-escolar
Envolvimento
Quality
Educational context
Preschool education
Involvement
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Intervenção Precoce
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-01-18T15:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5564
TID:201340771
url http://hdl.handle.net/10400.21/5564
identifier_str_mv TID:201340771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jacinto, L. (2015). A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133406370463744