Gestão do design de moda sustentável: metodologia para a criação de um projeto de coleção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toé, Maiara Pereira Dal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31055
Resumo: No setor da moda discute-se amplamente a necessidade de mudar suas estruturas de sustentação, para incutir nelas um senso de responsabilidade ambiental, económica e social, porém o ensino superior de moda não debate sobre o tema sustentabilidade de maneira eficiente no processo de concepção dos produtos criativos. Este trabalho apresenta uma metodologia de projeto para os estudantes de moda, baseado na metodologia de design de Lobach (2001) e Camargo (2016) com os conceitos de sustentabilidade defendidos por Fletcher e Grose (2011) e McDonough e Braungart (2013). Ao inserir a metodologia projetual através da Gamification em sala de aula o designer de moda exerce o papel de gestor de design e por consequência o processo criativo obtém coerência para com os valores da sustentabilidade. O jogo tem por finalidade ensinar sobre a economia circular de uma calça jeans e desenvolver no estudante uma visão holística sobre o ciclo de vida do produto, assim como interligá-lo a todas as esferas do desenvolvimento de uma coleção de moda sustentável.
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