Condições para afretamento de um navio - Escolhas para providenciar uma graduação de qualidade para navios de mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Ferreira da Costa e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41004
Resumo: A indústria do shipping está em constante desenvolvimento. Com o crescimento do meio marítimo, cresce também a necessidade de existirem mais ferramentas de apoio na indústria e de resolver os desafios emergentes dos clientes. Na altura que um afretador quer afretar um navio, este precisa de tomar uma decisão consultando as ferramentas de apoio disponíveis para o propósito. Parte-se do princípio que o maior objetivo comercial de um navio de mar é a criação de receitas. Estas receitas são habitualmente geradas através do transporte de carga e atividades conexas para um afretador que, em contrapartida, proporciona ao proprietário do navio um rendimento, o afretamento. Surge então necessidade de encontrar um critério ideal para identificar um navio como afretável. Deste modo, a dissertação tem como objetivos: definir critérios globais para a classificação de um navio que descreva a disponibilidade e fiabilidade de um navio através um conjunto de indicadores (como a idade, o historial do PSC, etc.); e definir um sistema de pontuação (score card), para que os indicadores anteriormente definidos sejam ponderados para determinar os critérios globais. Foram levantados 600 navios da Lloyds List Intelligence, tratados por SPSS 26.0, e a restante informação dos MoU globais, através de estatística descritiva. Também foi utilizada a base de dados do IHS MARKIT para consulta e apoio para este trabalho. Perante esta análise estatística dos indicadores, foi elaborado um score card, com base na experiência, pesquisa e ponderação dos critérios. Este encontra-se estruturado em seis partes: Fiabilidade do navio; Classificação ambiental; Credibilidade da companhia; Classificação do combustível; Classificação do manuseamento de carga; Pontuação de sustentabilidade da ONU. Há bons indicadores que nos permitem aferir qual o melhor critério para o afretamento mais ponderado, contudo alguma informação não foi possível estudar mais detalhe. Existem ainda inúmeros sectores dentro da indústria passiveis de ser desenvolvidos devido aos largos passos que a digitalização tem dado nestes anos.
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