A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Diogo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28898
Resumo: O presente artigo científico descreve o projeto de intervenção implementado na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) ao longo de 8 aulas individuais de instrumento, a cinco alunos do 5º ao 7º grau, denominado “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. No panorama atual do ensino musical, os alunos que pretendam aprender um instrumento dispõem, na sua maioria, de uma aula individual de instrumento por semana. Face a esta realidade, são poucas as ferramentas ao dispor do professor para acompanhar a evolução dos seus alunos para lá do momento de aula semanal. Incidindo nesta problemática, este projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo utilizar uma ferramenta online de forma a permitir ao professor fazer um acompanhamento mais próximo do progresso dos seus alunos, com o intuito de, através da utilização de estratégias de ensino diferenciadas, criar as condições necessárias para que os alunos pudessem assimilar de forma mais eficiente o conhecimento transmitido nas aulas de violino. De forma a serem alcançados estes objetivos, foi pedido a cada aluno que criasse uma página pessoal na plataforma online Wix onde teriam que registar as duas componentes principais deste projeto, o registo detalhado do estudo que realizavam em casa e o registo das respostas a testes de avaliação de aprendizagens que lhes seriam entregues no final de cada aula. Posteriormente, o professor ficaria encarregue de consultar a página pessoal de cada aluno e criar planos de aula personalizados adaptados às dificuldades identificadas. No geral, os resultados obtidos com este projeto demonstraram ser positivos, sendo apenas condicionados pela falta de hábitos de estudo de alguns alunos participantes.
id RCAP_9d81468e8591fad1c72fc80db854fb4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violinoPlataforma WixAprendizagem do violinoTecnologia no ensinoEstratégias de ensino diferenciadasWix platformViolin learningTechnology in teachingDifferentiated teaching strategiesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente artigo científico descreve o projeto de intervenção implementado na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) ao longo de 8 aulas individuais de instrumento, a cinco alunos do 5º ao 7º grau, denominado “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. No panorama atual do ensino musical, os alunos que pretendam aprender um instrumento dispõem, na sua maioria, de uma aula individual de instrumento por semana. Face a esta realidade, são poucas as ferramentas ao dispor do professor para acompanhar a evolução dos seus alunos para lá do momento de aula semanal. Incidindo nesta problemática, este projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo utilizar uma ferramenta online de forma a permitir ao professor fazer um acompanhamento mais próximo do progresso dos seus alunos, com o intuito de, através da utilização de estratégias de ensino diferenciadas, criar as condições necessárias para que os alunos pudessem assimilar de forma mais eficiente o conhecimento transmitido nas aulas de violino. De forma a serem alcançados estes objetivos, foi pedido a cada aluno que criasse uma página pessoal na plataforma online Wix onde teriam que registar as duas componentes principais deste projeto, o registo detalhado do estudo que realizavam em casa e o registo das respostas a testes de avaliação de aprendizagens que lhes seriam entregues no final de cada aula. Posteriormente, o professor ficaria encarregue de consultar a página pessoal de cada aluno e criar planos de aula personalizados adaptados às dificuldades identificadas. No geral, os resultados obtidos com este projeto demonstraram ser positivos, sendo apenas condicionados pela falta de hábitos de estudo de alguns alunos participantes.This scientific paper describes the intervention project implemented at Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) during 8 individual instrument lessons, to five student from 5th to 7th grade, named “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. In the current panorama of musical education, the majority of students who wish to study a musical instrument have an individual lesson per week. Faced with this reality, there are few tools available to the teacher to be able to follow the evolution of his students beyond the time of the weekly lesson. Based on this problematic, the main objective of this pedagogical intervention project was to use an online tool in order to allow the teacher to follow up the progress of his students, in order to, through a set of differentiated teaching strategies, create the necessary conditions for students to assimilate more effectively the knowledge transmitted in class. In order to achieve these goals, each student created a personal page in the Wix online platform where they would have to register the two main components of this project, the detailed filling of the study they performed at home and the recording of the responses to the evaluation learning tests they would be delivered at the end of each class. Next, the teacher would consult the personal page of each student and create personalized lesson plans adapted to their difficulties. In general, the results obtained with this project proved to be positive, being only conditioned by the lack of study habits of some students.Silva, Nuno Luís Caçote daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, João Diogo da Silva2019-12-02T12:17:53Z2019-01-2520182019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28898TID:202296695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.932985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
title A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
spellingShingle A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
Pereira, João Diogo da Silva
Plataforma Wix
Aprendizagem do violino
Tecnologia no ensino
Estratégias de ensino diferenciadas
Wix platform
Violin learning
Technology in teaching
Differentiated teaching strategies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
title_full A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
title_fullStr A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
title_full_unstemmed A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
title_sort A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
author Pereira, João Diogo da Silva
author_facet Pereira, João Diogo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nuno Luís Caçote da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Diogo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma Wix
Aprendizagem do violino
Tecnologia no ensino
Estratégias de ensino diferenciadas
Wix platform
Violin learning
Technology in teaching
Differentiated teaching strategies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Plataforma Wix
Aprendizagem do violino
Tecnologia no ensino
Estratégias de ensino diferenciadas
Wix platform
Violin learning
Technology in teaching
Differentiated teaching strategies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente artigo científico descreve o projeto de intervenção implementado na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) ao longo de 8 aulas individuais de instrumento, a cinco alunos do 5º ao 7º grau, denominado “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. No panorama atual do ensino musical, os alunos que pretendam aprender um instrumento dispõem, na sua maioria, de uma aula individual de instrumento por semana. Face a esta realidade, são poucas as ferramentas ao dispor do professor para acompanhar a evolução dos seus alunos para lá do momento de aula semanal. Incidindo nesta problemática, este projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo utilizar uma ferramenta online de forma a permitir ao professor fazer um acompanhamento mais próximo do progresso dos seus alunos, com o intuito de, através da utilização de estratégias de ensino diferenciadas, criar as condições necessárias para que os alunos pudessem assimilar de forma mais eficiente o conhecimento transmitido nas aulas de violino. De forma a serem alcançados estes objetivos, foi pedido a cada aluno que criasse uma página pessoal na plataforma online Wix onde teriam que registar as duas componentes principais deste projeto, o registo detalhado do estudo que realizavam em casa e o registo das respostas a testes de avaliação de aprendizagens que lhes seriam entregues no final de cada aula. Posteriormente, o professor ficaria encarregue de consultar a página pessoal de cada aluno e criar planos de aula personalizados adaptados às dificuldades identificadas. No geral, os resultados obtidos com este projeto demonstraram ser positivos, sendo apenas condicionados pela falta de hábitos de estudo de alguns alunos participantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-12-02T12:17:53Z
2019-01-25
2019-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28898
TID:202296695
url http://hdl.handle.net/10400.14/28898
identifier_str_mv TID:202296695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131939039346688