A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28898 |
Resumo: | O presente artigo científico descreve o projeto de intervenção implementado na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) ao longo de 8 aulas individuais de instrumento, a cinco alunos do 5º ao 7º grau, denominado “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. No panorama atual do ensino musical, os alunos que pretendam aprender um instrumento dispõem, na sua maioria, de uma aula individual de instrumento por semana. Face a esta realidade, são poucas as ferramentas ao dispor do professor para acompanhar a evolução dos seus alunos para lá do momento de aula semanal. Incidindo nesta problemática, este projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo utilizar uma ferramenta online de forma a permitir ao professor fazer um acompanhamento mais próximo do progresso dos seus alunos, com o intuito de, através da utilização de estratégias de ensino diferenciadas, criar as condições necessárias para que os alunos pudessem assimilar de forma mais eficiente o conhecimento transmitido nas aulas de violino. De forma a serem alcançados estes objetivos, foi pedido a cada aluno que criasse uma página pessoal na plataforma online Wix onde teriam que registar as duas componentes principais deste projeto, o registo detalhado do estudo que realizavam em casa e o registo das respostas a testes de avaliação de aprendizagens que lhes seriam entregues no final de cada aula. Posteriormente, o professor ficaria encarregue de consultar a página pessoal de cada aluno e criar planos de aula personalizados adaptados às dificuldades identificadas. No geral, os resultados obtidos com este projeto demonstraram ser positivos, sendo apenas condicionados pela falta de hábitos de estudo de alguns alunos participantes. |
id |
RCAP_9d81468e8591fad1c72fc80db854fb4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violinoPlataforma WixAprendizagem do violinoTecnologia no ensinoEstratégias de ensino diferenciadasWix platformViolin learningTechnology in teachingDifferentiated teaching strategiesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente artigo científico descreve o projeto de intervenção implementado na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) ao longo de 8 aulas individuais de instrumento, a cinco alunos do 5º ao 7º grau, denominado “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. No panorama atual do ensino musical, os alunos que pretendam aprender um instrumento dispõem, na sua maioria, de uma aula individual de instrumento por semana. Face a esta realidade, são poucas as ferramentas ao dispor do professor para acompanhar a evolução dos seus alunos para lá do momento de aula semanal. Incidindo nesta problemática, este projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo utilizar uma ferramenta online de forma a permitir ao professor fazer um acompanhamento mais próximo do progresso dos seus alunos, com o intuito de, através da utilização de estratégias de ensino diferenciadas, criar as condições necessárias para que os alunos pudessem assimilar de forma mais eficiente o conhecimento transmitido nas aulas de violino. De forma a serem alcançados estes objetivos, foi pedido a cada aluno que criasse uma página pessoal na plataforma online Wix onde teriam que registar as duas componentes principais deste projeto, o registo detalhado do estudo que realizavam em casa e o registo das respostas a testes de avaliação de aprendizagens que lhes seriam entregues no final de cada aula. Posteriormente, o professor ficaria encarregue de consultar a página pessoal de cada aluno e criar planos de aula personalizados adaptados às dificuldades identificadas. No geral, os resultados obtidos com este projeto demonstraram ser positivos, sendo apenas condicionados pela falta de hábitos de estudo de alguns alunos participantes.This scientific paper describes the intervention project implemented at Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) during 8 individual instrument lessons, to five student from 5th to 7th grade, named “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. In the current panorama of musical education, the majority of students who wish to study a musical instrument have an individual lesson per week. Faced with this reality, there are few tools available to the teacher to be able to follow the evolution of his students beyond the time of the weekly lesson. Based on this problematic, the main objective of this pedagogical intervention project was to use an online tool in order to allow the teacher to follow up the progress of his students, in order to, through a set of differentiated teaching strategies, create the necessary conditions for students to assimilate more effectively the knowledge transmitted in class. In order to achieve these goals, each student created a personal page in the Wix online platform where they would have to register the two main components of this project, the detailed filling of the study they performed at home and the recording of the responses to the evaluation learning tests they would be delivered at the end of each class. Next, the teacher would consult the personal page of each student and create personalized lesson plans adapted to their difficulties. In general, the results obtained with this project proved to be positive, being only conditioned by the lack of study habits of some students.Silva, Nuno Luís Caçote daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, João Diogo da Silva2019-12-02T12:17:53Z2019-01-2520182019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28898TID:202296695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.932985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
title |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
spellingShingle |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino Pereira, João Diogo da Silva Plataforma Wix Aprendizagem do violino Tecnologia no ensino Estratégias de ensino diferenciadas Wix platform Violin learning Technology in teaching Differentiated teaching strategies Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
title_full |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
title_fullStr |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
title_full_unstemmed |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
title_sort |
A plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino |
author |
Pereira, João Diogo da Silva |
author_facet |
Pereira, João Diogo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Nuno Luís Caçote da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, João Diogo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma Wix Aprendizagem do violino Tecnologia no ensino Estratégias de ensino diferenciadas Wix platform Violin learning Technology in teaching Differentiated teaching strategies Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Plataforma Wix Aprendizagem do violino Tecnologia no ensino Estratégias de ensino diferenciadas Wix platform Violin learning Technology in teaching Differentiated teaching strategies Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente artigo científico descreve o projeto de intervenção implementado na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) ao longo de 8 aulas individuais de instrumento, a cinco alunos do 5º ao 7º grau, denominado “A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino”. No panorama atual do ensino musical, os alunos que pretendam aprender um instrumento dispõem, na sua maioria, de uma aula individual de instrumento por semana. Face a esta realidade, são poucas as ferramentas ao dispor do professor para acompanhar a evolução dos seus alunos para lá do momento de aula semanal. Incidindo nesta problemática, este projeto de intervenção pedagógica teve como objetivo utilizar uma ferramenta online de forma a permitir ao professor fazer um acompanhamento mais próximo do progresso dos seus alunos, com o intuito de, através da utilização de estratégias de ensino diferenciadas, criar as condições necessárias para que os alunos pudessem assimilar de forma mais eficiente o conhecimento transmitido nas aulas de violino. De forma a serem alcançados estes objetivos, foi pedido a cada aluno que criasse uma página pessoal na plataforma online Wix onde teriam que registar as duas componentes principais deste projeto, o registo detalhado do estudo que realizavam em casa e o registo das respostas a testes de avaliação de aprendizagens que lhes seriam entregues no final de cada aula. Posteriormente, o professor ficaria encarregue de consultar a página pessoal de cada aluno e criar planos de aula personalizados adaptados às dificuldades identificadas. No geral, os resultados obtidos com este projeto demonstraram ser positivos, sendo apenas condicionados pela falta de hábitos de estudo de alguns alunos participantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-12-02T12:17:53Z 2019-01-25 2019-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28898 TID:202296695 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28898 |
identifier_str_mv |
TID:202296695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131939039346688 |