Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Bárbara Osório
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29169
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo 2019/2020. Na primeira parte do trabalho é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento acolhedor, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É também facultada uma caracterização dos alunos acompanhados no decorrer do estágio, bem como uma breve abordagem sobre a professora cooperante. Ainda nesta primeira secção é realizada uma pesquisa relativamente às ofertas educativas e aos docentes e não docentes integrantes do CRCB. A segunda parte aborda os métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino, quais os mais utilizados e quais os mais eficazes. A presente investigação tem também como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos diferentes métodos que podem ou não influenciar a aprendizagem dos alunos que se iniciam nesta arte, assim como, o papel do professor na utilização e adaptação dos mesmos. É um trabalho destinado aos professores e aos que exercem uma atividade violinística performativa; Report on Supervised Teaching Practice held at Conservatório Regional de Castelo Branco: Methods of teaching to initiate the learning of violin Abstract: This work is part of the supervised teaching practice unit of the Music Teaching Master's Degree of the University of Évora, for the academic year 2019/2020. In the first part of the work a description and analysis of the Supervised Teaching Practice (PES) is performed, as well as a contextualization, both of the city and the welcoming establishment, the Conservatório Regional de Castelo Branco. A characterization of the students accompanied during the internship is also provided, as well as a brief approach about the cooperating teacher. Also in this first section a survey is carried out regarding the educational offers and the teachers and non-teaching staff members of the CRCB. The second part deals with teaching methods in the initiation of violin learning, which are the most used and which are the most effective. This research also aims to encourage reflection on the use of different methods that may or may not influence the learning of students who initiate in this art, as well as the role of the teacher in their use and adaptation. It is a work intended for teachers and for those who carry out a performing violinistic activity.
id RCAP_029dc3e57eae6284b73c4a0a94642e43
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violinoMétodosIniciaçãoViolinoAprendizagemEnsinoMethodsInitiationViolinLearningTeachingO presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo 2019/2020. Na primeira parte do trabalho é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento acolhedor, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É também facultada uma caracterização dos alunos acompanhados no decorrer do estágio, bem como uma breve abordagem sobre a professora cooperante. Ainda nesta primeira secção é realizada uma pesquisa relativamente às ofertas educativas e aos docentes e não docentes integrantes do CRCB. A segunda parte aborda os métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino, quais os mais utilizados e quais os mais eficazes. A presente investigação tem também como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos diferentes métodos que podem ou não influenciar a aprendizagem dos alunos que se iniciam nesta arte, assim como, o papel do professor na utilização e adaptação dos mesmos. É um trabalho destinado aos professores e aos que exercem uma atividade violinística performativa; Report on Supervised Teaching Practice held at Conservatório Regional de Castelo Branco: Methods of teaching to initiate the learning of violin Abstract: This work is part of the supervised teaching practice unit of the Music Teaching Master's Degree of the University of Évora, for the academic year 2019/2020. In the first part of the work a description and analysis of the Supervised Teaching Practice (PES) is performed, as well as a contextualization, both of the city and the welcoming establishment, the Conservatório Regional de Castelo Branco. A characterization of the students accompanied during the internship is also provided, as well as a brief approach about the cooperating teacher. Also in this first section a survey is carried out regarding the educational offers and the teachers and non-teaching staff members of the CRCB. The second part deals with teaching methods in the initiation of violin learning, which are the most used and which are the most effective. This research also aims to encourage reflection on the use of different methods that may or may not influence the learning of students who initiate in this art, as well as the role of the teacher in their use and adaptation. It is a work intended for teachers and for those who carry out a performing violinistic activity.Universidade de Évora2021-02-18T18:26:21Z2021-02-182021-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29169http://hdl.handle.net/10174/29169TID:202641694porDepartamento de Músicabarbaraocordeiro@hotmail.com203Cordeiro, Bárbara Osórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:57.509407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
Cordeiro, Bárbara Osório
Métodos
Iniciação
Violino
Aprendizagem
Ensino
Methods
Initiation
Violin
Learning
Teaching
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
author Cordeiro, Bárbara Osório
author_facet Cordeiro, Bárbara Osório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Bárbara Osório
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos
Iniciação
Violino
Aprendizagem
Ensino
Methods
Initiation
Violin
Learning
Teaching
topic Métodos
Iniciação
Violino
Aprendizagem
Ensino
Methods
Initiation
Violin
Learning
Teaching
description O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo 2019/2020. Na primeira parte do trabalho é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento acolhedor, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É também facultada uma caracterização dos alunos acompanhados no decorrer do estágio, bem como uma breve abordagem sobre a professora cooperante. Ainda nesta primeira secção é realizada uma pesquisa relativamente às ofertas educativas e aos docentes e não docentes integrantes do CRCB. A segunda parte aborda os métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino, quais os mais utilizados e quais os mais eficazes. A presente investigação tem também como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos diferentes métodos que podem ou não influenciar a aprendizagem dos alunos que se iniciam nesta arte, assim como, o papel do professor na utilização e adaptação dos mesmos. É um trabalho destinado aos professores e aos que exercem uma atividade violinística performativa; Report on Supervised Teaching Practice held at Conservatório Regional de Castelo Branco: Methods of teaching to initiate the learning of violin Abstract: This work is part of the supervised teaching practice unit of the Music Teaching Master's Degree of the University of Évora, for the academic year 2019/2020. In the first part of the work a description and analysis of the Supervised Teaching Practice (PES) is performed, as well as a contextualization, both of the city and the welcoming establishment, the Conservatório Regional de Castelo Branco. A characterization of the students accompanied during the internship is also provided, as well as a brief approach about the cooperating teacher. Also in this first section a survey is carried out regarding the educational offers and the teachers and non-teaching staff members of the CRCB. The second part deals with teaching methods in the initiation of violin learning, which are the most used and which are the most effective. This research also aims to encourage reflection on the use of different methods that may or may not influence the learning of students who initiate in this art, as well as the role of the teacher in their use and adaptation. It is a work intended for teachers and for those who carry out a performing violinistic activity.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18T18:26:21Z
2021-02-18
2021-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29169
http://hdl.handle.net/10174/29169
TID:202641694
url http://hdl.handle.net/10174/29169
identifier_str_mv TID:202641694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
barbaraocordeiro@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136671324700672