O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Paulo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/523
Resumo: Os desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a recolocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retórica clássica como o primeiro meio da persuasão, a credibilidade revela-se hoje como um principio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses índices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as necessárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas” e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo. está, neste momento. a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva" e "imparcial".
id RCAP_9d838b29a06bb00779206f1bd2000ba7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O princípio da credibilidade na selecção da informação mediáticaCredibilidade - Informação - MediaOs desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a recolocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retórica clássica como o primeiro meio da persuasão, a credibilidade revela-se hoje como um principio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses índices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as necessárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas” e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo. está, neste momento. a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva" e "imparcial".uBibliorumSerra, Paulo2010-04-28T10:06:30Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:35:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:34.869264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
title O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
spellingShingle O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
Serra, Paulo
Credibilidade - Informação - Media
title_short O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
title_full O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
title_fullStr O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
title_full_unstemmed O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
title_sort O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática
author Serra, Paulo
author_facet Serra, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Credibilidade - Informação - Media
topic Credibilidade - Informação - Media
description Os desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a recolocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retórica clássica como o primeiro meio da persuasão, a credibilidade revela-se hoje como um principio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses índices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as necessárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas” e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo. está, neste momento. a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva" e "imparcial".
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2010-04-28T10:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/523
url http://hdl.handle.net/10400.6/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136326340050944