Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Maria de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16863
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_9d89a9e725ccc61d79ee0c1a84e4cfcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?Tertúlia dialógica literáriaDomínio oralProdução oralLiterary dialogical gatheringsOral domainOral productionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento incide na reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida em duas valências do ensino básico e num estudo de investigação-ação realizado no contexto do 2.º CEB. Centrando-se na compreensão da influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral dos alunos, foi desenvolvida uma investigação no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como participantes 39 alunos pertencentes a duas turmas, dos quais foi selecionada uma amostra de quatro alunos para a realização de estudos de caso. O tema desta investigação ganhou sentido após constatação das dificuldades ao nível da produção oral destes alunos; da vigente implementação de um projeto educativo alusivo à prática das Tertúlias Dialógicas Literárias; e, por fim, pelo interesse pessoal da investigadora pelo desenvolvimento da produção oral dos alunos. O presente estudo é qualitativo e apoia-se na investigação-ação, sendo que a metodologia de projeto já existente e aplicada em ambas as turmas sofreu, no âmbito do estudo, algumas adaptações, com o objetivo de direcionar esta prática para uma avaliação do desenvolvimento da produção oral dos alunos. Esta avaliação, por sua vez, foi feita com o apoio de tabelas de observação, utilizadas como técnica de recolha de dados. Assim, o relatório subdivide-se em três secções fundamentais. Na primeira secção, são feitas uma descrição sintética e análise crítica referentes às duas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito desta Unidade Curricular. Na segunda secção, é feita a apresentação do estudo com devida fundamentação teórica, respetiva metodologia utilizada e, por fim, apresentação dos resultados seguida das conclusões. Por fim, na terceira e última secção do relatório, é apresentada uma reflexão final acerca da presente Unidade Curricular, assim como as referências bibliográficas e os anexos. Os resultados obtidos através do estudo permitem concluir que a prática de Tertúlias Dialógicas Literárias, juntamente com outras práticas complementares, resulta no aprimoramento da produção oral dos alunos.The present report arises within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, included in the curriculum of the master’s degree in teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education at the Lisbon School of Education. Focusing on understanding the influence of Literary Dialogic Gatherings practice on students' oral production, an investigation was conducted in the 2nd Cycle of Basic Education, with the participation of 39 students from two different classes. From this group, a sample of four students was selected for case studies. The theme of this research emerged from three components: identification of difficulties in oral production for these students; ongoing implementation of an educational project related to the practice of Literary Dialogical Gatherings initiated by the cooperating teacher in both classes; and finally, the personal interest of the researcher in the development of students' oral production. This study is qualitative and falls under action research, whereby the existing project methodology (Literary Dialogical Gatherings) was adapted within the scope of the study, aiming to focus this practice on evaluating students' oral production development. This evaluation, in turn, was based on observation tables used as a data collection technique. Thus, the report is divided into three fundamental sections. The first section provides a brief description and critical analysis of the two pedagogical practices developed within this curricular unit. The second section presents the study with the corresponding theoretical foundation, the methodology used, and finally the presentation of the results followed by the conclusions. Lastly, in the third and final section of the report, a final reflection on the present Curricular Unit is presented, along with the bibliographic references and annexes. The results obtained through the study allow us to infer that the practice of Literary Dialogical Gatherings, along with other complementary practices, leads to the improvement of students' oral production.Ferreira, PatríciaRCIPLJesus, Maria de Sousa2024-01-12T10:35:41Z2023-08-282023-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16863TID:203374568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.118874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
title Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
spellingShingle Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
Jesus, Maria de Sousa
Tertúlia dialógica literária
Domínio oral
Produção oral
Literary dialogical gatherings
Oral domain
Oral production
title_short Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
title_full Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
title_fullStr Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
title_full_unstemmed Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
title_sort Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?
author Jesus, Maria de Sousa
author_facet Jesus, Maria de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Patrícia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Maria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Tertúlia dialógica literária
Domínio oral
Produção oral
Literary dialogical gatherings
Oral domain
Oral production
topic Tertúlia dialógica literária
Domínio oral
Produção oral
Literary dialogical gatherings
Oral domain
Oral production
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
2023-08-28T00:00:00Z
2024-01-12T10:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16863
TID:203374568
url http://hdl.handle.net/10400.21/16863
identifier_str_mv TID:203374568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945727602688